Categorias: Concursos Públicos

Reforço da Equipe de TI do Estratégia Concursos

08/04/2015

Salve, colegas concurseiros!

É com IMENSA satisfação e alegria que inicio minha participação como professor de Sistemas Operacionais do Estratégia Concursos. Passo a reforçar a seleta equipe de professores de Tecnologia da Informação.

Antes de mais nada, permitam que eu me apresente. Meu nome é Celson Jr., e atualmente sou Analista em Tecnologia da Informação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Meu primeiro concurso público foi em 1992, e lá se vão mais de 20 anos. Na época fui aprovado para a carreira militar, a qual integrei até por mais de 10 anos. Em 2007, voltei a prestar concursos, em busca de oportunidades e novos desafios. Minha experiência profissional tem sido quase inteiramente no serviço público.

Minha formação acadêmica é em Redes de Computadores pela Universidade do Ceará, sou pós-graduado em Gestão de Segurança da Informação e Mestrando em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília. Gosto muito de ler e de estar sempre atualizado, e não poderia ser diferente diante da constante evolução de nossa querida área de TI. Vejo a experiência acadêmica como uma premissa para quem se preocupa com a didática e a qualidade das aulas.

Atualmente, ministro cursos em pdf, além de ministrar cursos presenciais para concursos em Brasília/DF. Para mim, essa é uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento, e também aprender. Como professor, não me coloco no papel de senhor da verdade. Quero aproveitar cada oportunidade para aprendermos e crescermos juntos.

Sou também concurseiro, continuo à procura das oportunidades que citei. ;-) Conheço bem os percalços e as alegrias dessa jornada. Vejo esse fato como positivo, pois o contato frequente com as provas reforça a disciplina e a necessidade de estudo, fatores essenciais para quem redige.

Agora vamos ao que interessa a vocês. 2015 é um ano de grandes oportunidades, não se deixem enganar. Grandes concursos como CÂMARA, CÂMARA LEGISLATIVA, RECEITA FEDERAL, TCU, BACEN, APO-TI e ATI/MPOG, entre outros, são esperados.

Mantenha os estudos e a disciplina, para não deixar as oportunidades escaparem. A sorte favorece os audazes, ou como diria o guru William Douglas: “Passa quem estuda melhor, não quem estuda mais”. Recorra sempre ao material de qualidade garantida, invista em seu aperfeiçoamento, e siga em frente como bom combatente.

Sobre nossa nobre disciplina de Sistemas Operacionais, os editais recorrem frequentemente aos mesmos conteúdos, e aos mesmos autores. Não temos grandes inflexões sobre a abordagem do conteúdo. No entanto, as questões vêm apresentando grau de dificuldade cada vez maior, que exigem um nível de conhecimento mais aprofundado do candidato.

É importante alertar que isso não é sinal que o conteúdo será sempre imutável. Mudanças recentes são a exigência de tópicos como computação em nuvem, virtualização, etc. São conteúdos com certo grau de dificuldade, que exigem bastante embasamento conceitual, daí a importância do estudo contínuo.

É comum nós, concurseiros, ouvirmos terceiros falarem que a fila dos concursos públicos anda. E como anda nos concursos de TI! Não desanimem, se baterem na trave, é sinal que nunca estiveram tão preparados. Pensamento positivo, aprimore seus métodos de estudo, conheça à você e à banca, e ACIMA DE TUDO, conte com nosso auxílio nessa jornada.

Até nosso próximo encontro. Obrigado e um forte abraço.

Avante!!!

Celson Carlos Martins Junior

Ver comentários

  • Vai ministrar aulas para TCE CE edital foi publicado dia 07/04 ... 2 cargos na "nossa querida ária de TI".

    abraço.

  • Fico muito feliz que o Estratégia esteja contratando novos professores para a área de TI, é uma área muito boa mas com pouco material de qualidade para concursos públicos. Bem vindo professor!

    Espero que o site continue investindo na área e contrate mais professores afim de suprir a demanda de concursos que oferecem vagas para TI, não são poucos, Tribunais de Justiça, do Trabalho, Eleitorais. Diversos outros órgãos e empresas públicas também abrem vagas para a área.

  • Professor,

    Você poderia me ajudar em uma questão que caiu na prova do DEPEN, realizada no dia 28/06/2015.

    Seja para impedir que determinados computadores em uma rede local possam consultar servidores DNS na Internet, seja para controlar esses computadores na saída da rede por um firewall para o serviço de DNS, o firewall deve bloquear o uso do protocolo UDP na porta padrão 53.

    A banca CESPE informou que está correta
    Cabe recurso? Pois pode haver tráfego TCP ou UDP para DNS na porta 53 então só bloquear o UDP irá garantir o controle?

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

12 horas atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

9 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

12 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

12 horas atrás

Concursos Bahia: vagas e editais para 2024!

Esse artigo foi feito especialmente para você que pretende prestar concurso na Bahia. Sabendo quais…

12 horas atrás

Concurso Politec PE terá prova discursiva? Veja os detalhes!

Se você já se inscreveu ou pretende participar do concurso público Politec PE (Polícia Técnica do…

12 horas atrás