Categorias: Concursos Públicos

Recursos administração – MPU – Técnico

Oi!

Bem vindos a uma das piores provas que o examinador do Cespe já fez.

Nível prova da ABIN: questões extremamente controversas, teorias mal colocadas, interpretações confusas… enfim, uma zorra total. Lamentável. Uma loteria.

Vamos às possibilidades de recursos  (lembre-se: você tem que fazer os recursos com suas próprias palavras, se copiar e colar daqui seus recursos serão anulados):

Q: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.
Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação.
A existência de roteiros-padrão se associam à Teoria da Administração Científica de Taylor, que faz parte da Abordagem Clássica da Administração, e não da Teoria Clássica (de Fayol), conforme apontado pela banca – que se preocupa com o estabelecimento da estrutura organizacional. Apesar disso, reconhecemos que alguns autores trazem Taylor e Fayol como parte da “Teoria Clássica”, o que torna o ponto controverso e a questão impossível de ser respondida com 100% de certeza.

Q: Em função da evolução da administração pública brasileira, a visão globalizada da gestão deve prevalecer sobre uma visão analítica
Gabarito Preliminar: Certo. Solicitar anulação.
A visão globalizada da administração realmente prevalece, nos dias de hoje, nas organizações privadas, sobre uma visão analítica. Apesar disso, tal visão não se dá como consequência da evolução da administração pública brasileira, mas da evolução da ciência da administração e de sua aplicação prática (tomadas em conjunto). Na prática, inclusive, ainda prosperam na administração pública brasileira visões analíticas sobre políticas públicas, planejamento, orçamento, etc.
Entendemos a possibilidade de compreensão diversa e, por isso, solicita-se a anulação da questão.

Q: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição
Gabarito preliminar: certo. Solicitar anulação.
Práticas de reconhecimento e valorização dos empregados favorecem a motivação dos funcionários, não há dúvidas, mas a questão induz o candidato ao erro ao deixar subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados, o que está errado, uma vez que sua não aplicação aos funcionários mais engajados geraria perda de sua motivação. Por essa razão, você deve solicitar a anulação.

Q: Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.
Gabarito preliminar: Errado. Solicitar anulação.
Entende-se a existência de diferentes modelos de planejamento estratégico e supõe-se a existência de algum em que a banca tenha baseado seu gabarito. Apesar disso, aponta-se o Modelo de Djalma Pinho de Oliveira, no qual o planejamento estratégico é dividido em 4 fases: diagnóstico, missão, instrumentos prescritivos e quantitativos e controle e avaliação. Bem, A análise do ambiente acontece no diagnóstico (1ª fase) e a definição acontece no uso de instrumentos prescritivos e quantitativos (3ª fase). Desta forma, a assertiva deveria ser considerada correta.
Assim, é mister solicitar a inversão do gabarito ou anulação da questão, dada a existência de múltiplas respostas com base em outros modelos.

Q: Situação hipotética: Uma instituição de serviços públicos realizou um levantamento e constatou que, no decorrer de dez anos, a maioria dos seus clientes preferiu os atendimentos virtuais aos presenciais. Assertiva: Esse fato é considerado um indicador de tendência do comportamento do consumidor.
Gabarito preliminar: certo. Solicitação: inversão de gabarito.
A banca considerou a evolução das preferências do consumidor como um indicador de tendência, e não de resultado da ação organizacional. Ora, foi necessário que a organização tivesse múltiplos padrões de atendimento (virtual e presencial – um esforço, a incorporação de uma tendência tecnológica) para que isso se revertesse em um resultado – a mudança de preferências do consumidor. Além disso, por não apontar tendência para um resultado, o indicador também não faz sentido como de tendência, mas sim de resultado. Por esta razão, solicite a inversão do gabarito para errado.

Q: O escopo de um projeto para automação de processos judiciais em um órgão público deve ser definido durante a fase de concepção do projeto, para que haja uma clara delimitação das atividades que farão parte do planejamento.
Gabarito preliminar: Errado. Solicitar anulação da questão.
Ocorre que o escopo começa a ser definido na concepção e sua definição se aprofunda no planejamento. Desta forma, dependendo da interpretação, podemos considerar a questão como correta ou errada e, por isso, a questão merece ser anulada.

Q: Durante a fase de monitoramento e controle de um projeto, a identificação da necessidade de ajustes pode implicar o retorno à fase de planejamento.
Gabarito preliminar: Certo. Solicitar anulação.
Ora, ocorre que as atividades de planejamento seguem acontecendo ao longo do projeto, mas isso não significa o “retorno” ou “volta atrás” para realizar um novo planejamento após o monitoramento, mas um “andar para frente” através da construção de um novo planejamento de ação, considerando o feedback obtido. O uso de informações para um novo planejamento apontam claramente que não se retorna (abandonando as ideias anteriores), mas se caminha para frente em direção ao novo planejamento, considerando as informações do planejamento anterior e o feedback obtido no monitoramento.
Como duas interpretações são possíveis por conta da imprecisão na linguagem utilizada pelo examinador, você deve solicitar anulação da questão.

Bem, é isso. A prova foi uma lástima. Mesmo que seu resultado não tenha sido tão bom, fique tranquilo(a): as notas de aprovação nessa prova serão mais baixas do que o normal, você ainda tem chances!

Abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

Carlos Xavier

Ver comentários

  • Professor, eu até entendo que alguns autores tomam fayol e Taylor como teoria clássica. Mas o edital se refere a "abordagem classica", o que, ao meu ver, acaba diferenciando clássica de científica, como duas espécies.

  • Professor a questão de análise SWOT. GERA forças e oportunidades geram DESENVOLVIMENTO. Não achei em lugar algum que diga fortalecimento.

  • Deus te ouça professor, com o gabarito oficial fiquei com -1 de saldo em ADM..
    Foram 4 anos de faculdade de ADM e muito estudo pra concurso jogados no lixo com essas questões.. A única coisa que sei é que nada sei sobre a Cespe..
    Prova que nivelou quem estudou a quem não estudou.. Triste..

  • Obrigado pelo ajuda, professor. Uma pena a banca não ter seriedade o suficiente para fazer questões um pouco mais objetivas, sem tanta margem pra interpretação. Desse jeito, ficamos reféns do examinador.

  • Q: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.
    Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação. Sobre essta Questão eu coloquei errado no gabarito, mais no gabarito do Cespe esta como CERTA. rs Como faço pra pedir anulação?

  • Professor, na primeira questão comentada pelo senhor, o gabarito preliminar da banca foi certo.

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