Previdenciária (INSS, PREVIC)

Quando abrem as inscrições para o concurso do INSS?

Confira neste artigo qual é a previsão para a publicação do edital do concurso do INSS, bem como quando abrem as inscrições do certame.

Quando abrem as inscrições para o concurso do INSS?

Olá, pessoal! Tudo joia?

Finalmente foi autorizada, pelo Ministério da Economia, a realização do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Dessa maneira, o Presidente do INSS está liberado para organizar e realizar o concurso da autarquia federal, o qual contemplará 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social.

A exigência de escolaridade é que o candidato tenha o ensino médio completo e a remuneração inicial do cargo é de mais de R$ 5.000,00.

Mas quando vai sair o edital do concurso do INSS? Há alguma previsão? O concurso do INSS será realizado em 2022? Além disso, há estimativa para a abertura das inscrições?

Confira a resposta para todas estas perguntas neste artigo.

Quando vai sair o edital para o concurso do INSS?

De acordo com a portaria de autorização do concurso do INSS, o edital deverá ser publicado dentro de 6 meses, a partir da publicação da portaria de autorização, que ocorreu no dia 13 de junho. Dessa maneira, o edital do concurso do INSS deve ser publicado até o dia 13 de dezembro. Contudo, este é o prazo máximo, assim, o mais provável é que o edital seja publicado antes desta data.

Porém, no documento do pedido do concurso enviado pelo INSS ao Ministério da Economia, consta um cronograma sugerido pela própria autarquia, a ser seguido após a autorização, que já ocorreu.

Há dois cronogramas, o de pré-edital e o de pós-edital. Dessa maneira, é possível fazer algumas previsões a respeito de quando o edital do concurso do INSS será publicado.

Assumindo que os prazos do cronograma são em dias úteis, e considerando a data de autorização (13/06), em relação ao cronograma pré-edital, de acordo com o documento do INSS, podemos chegar às seguintes datas:

  • Definição das vagas: 3 dias (até 16/06);
  • Elaboração do Projeto Básico e Plano de Execução: 8 dias (até 28/06);
  • Envio dos Ofícios e Projeto Básico às empresas para apresentação de propostas de custo pela execução do certame: 1 dia (até 29/06);
  • Apresentação das Propostas das empresas convidadas: 5 dias (até 06/07);
  • Escolha da Banca: 1 dia (até 07/07);
  • Elaboração do Contrato: 6 dias (até 15/07);
  • Assinatura do Contrato e Publicação de Extrato de contrato: 10 dias (até 29/07);
  • Elaboração do Edital: 5 dias (até 05/08);
  • Publicação do Edital (com antecedência mínima de 4 meses da realização da prova, podendo ser reduzido por meio de ato motivado do Ministro de Estado nos termos do § 2º, inciso I, do art. 41 do Decreto 9.739/2019).

Desse modo, seguindo o cronograma dos prazos estipulado pelo próprio INSS no pedido de autorização do concurso para cada fase, conclui-se que o edital deve ser elaborado até o dia 5 de agosto, já podendo ser publicado a partir desta data.

Contudo, reforçamos que tal cronograma não é obrigatório, sendo apenas uma sugestão do próprio Instituto Nacional de Seguro Social. O que sabemos, com certeza, é que ele será publicado até o dia 13 de dezembro, como já citado anteriormente.

INSS – Técnico do Seguro Social! Promoção especial! Clique aqui!

Vai ter concurso do INSS em 2022?

A resposta para esta pergunta é TALVEZ, uma vez que a realização das provas em 2022 depende de quando o edital será publicado.

Já sabemos que o edital do concurso do INSS deve ser publicado até o dia 13 de dezembro, de acordo com a portaria de autorização. Contudo, de acordo com o cronograma do INSS, o edital já pode ser publicado a partir do dia 5 de agosto.

No último item do cronograma pré-edital, nota-se que deve haver um espaço de pelo menos quatro meses entre a publicação do edital e a prova, de acordo com o decreto 9.739/19. Contudo, o Ministro de Estado pode reduzir este prazo. Esta redução ocorreu para o concurso da Receita Federal, mas não para o concurso do INSS, até o momento.

Dessa maneira, caso o edital seja divulgado no dia 5 de agosto, pode-se ter provas ainda em 2022, a partir do dia 5 de dezembro.

Contudo, não é possível afirmar que esta previsão se concretizará. Desse modo, o mais provável é que o edital seja publicado em 2022, com provas no início de 2023.

Quando abrem as inscrições para o concurso do INSS? Como se inscrever?

A inscrição para o concurso do INSS deverá ser realizada logo após a publicação do edital, no site da banca organizadora do certame, a qual ainda será escolhida.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher diversos campos com os seus dados pessoais, e selecionar o cargo ao qual deseja concorrer.

Quando as inscrições estiverem abertas, iremos criar um artigo com o passo a passo para realizar a inscrição no concurso do INSS. Dessa maneira, não deixe de acompanhar o blog do Estratégia Concursos.

Mas será que é possível prever quando abrem as inscrições para o concurso do INSS?

Bom, o INSS, além do cronograma pré-edital, também sugeriu um cronograma pós-edital, ou seja, o cronograma do concurso após a publicação do edital do certame.

Nele consta que as inscrições serão realizadas apenas pela internet, durante um período de 30 dias.

Além disso, também será possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Os procedimentos específicos para tal solicitação serão divulgados no edital do concurso.

Você pode conferir abaixo o cronograma pós-edital sugerido pelo próprio INSS:

  • Inscrição via internet: 30 dias;
  • Pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição: mesmo prazo das inscrições: 30 dias;
  • Prazo para análise dos pedidos de isenção: 4 dias;
  • Divulgação na internet do resultado do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição: 1 dia;
  • Emissão da GRU para os candidatos que não obtiveram isenção do pagamento da taxa de inscrição: 1 dia;
  • Divulgação da relação preliminar dos candidatos que tiveram a inscrição homologada: 1 dia;
  • Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra a relação preliminar dos candidatos que tiveram a inscrição homologada: 1 dia;
  • Divulgação da relação dos candidatos que tiveram a inscrição homologada: 1 dia;
  • Publicação do edital de convocação para as provas objetivas no D.O.U: 3 dias;
  • Aplicação das provas objetivas: 1 dia;
  • Divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas: 1 dia;
  • Interposição de recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas: 2 dias;
  • Prazo para análise dos recursos: 5 dias;
  • Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas: 1 dia;
  • Divulgação dos gabaritos definitivos: 1 dia;
  • Divulgação do resultado final da prova objetiva: 1 dia;
  • Convocação dos candidatos que realizarão a perícia médica das PcD e identificação de pessoa preta ou parda: 2 dias;
  • Realização da avaliação por equipe multiprofissional de PcD: 2 dias;
  • Período de Recurso do Resultado de Avaliação dos PcD: 2 dias;
  • Avaliação dos candidatos concorrentes às vagas reservadas às pessoas pretas ou pardas: 2 dias;
  • Entrega do resultado final e publicação de edital do resultado final da Verificação PPP e avaliação dos PcD: 3 dias;
  • Publicação do edital de homologação do resultado final do concurso no D.O.U.: 5 dias;
  • Autorização do Ministro da Economia para nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas.

FIQUE ATENTO: A nomeação dos candidatos depende de autorização do Ministro da Economia. Portanto, não há como estimar a data das nomeações.

Perceba que o prazo da publicação do edital até a prova corresponde a menos de 4 meses. Dessa maneira, é possível que este cronograma não seja cumprido à risca, já que, por decreto, o prazo de 4 meses deve ser respeitado, entre o edital e a prova.

Como eu posso estudar para o concurso do INSS?

Bom, pessoal! Vocês devem ter percebido que esta será uma grande chance para aqueles que sonham em conquistar o seu tão sonhado cargo público, apenas com o ensino médio, e ganhando, inicialmente, mais de R$ 5.000,00 por mês.

Assim, é importante que a sua preparação para este certame seja realizada de modo adequado eficiente, já que apesar de haver uma grande quantidade de vagas, a concorrência também será muito grande.

Dito isto, você não pode ficar de fora desta excelente oportunidade. Assim, caso queira se preparar para chegar competitivo neste concurso, invista nos cursos para o INSS do Estratégia Concursos, a empresa que mais aprova em concursos públicos do Brasil.

Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todas as disciplinas que estarão no conteúdo programático do edital do concurso de Técnico do Seguro Social do INSS.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões. Lá você encontrará centenas de questões dos concursos anteriores do INSS, bem como de outros certames. Não deixem de conferir.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Kassio Henrique Sobral Rocha

Posts recentes

Concurso CAU BR: resultado final é homologado!

Foi homologado o resultado final do concurso CAU BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do…

15 minutos atrás

Concurso Idema RN: cargos criados; 180 vagas previstas

Comissão formada para elaboração do projeto básico O concurso do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e…

41 minutos atrás

Concurso TJ SP: veja as notas de psicólogo e assistente social

O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou as notas da prova objetiva do concurso…

1 hora atrás

Concurso IDEMA RN: 180 cargos são criados! Confira!

Comissão já está formada! Atenção, corujas: foram criados cargos para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável…

2 horas atrás

Concurso PM SC: retomada do certame em breve? Entenda!

Atenção, corujas: a retomada do concurso PM SC (Polícia Militar de Santa Catarina) está cada…

5 horas atrás

Concurso TJ MS: demanda de inscritos divulgada!

Nesta quinta-feira, 18 de abril, foi divulgada a demanda de inscritos no Concurso TJ MS…

5 horas atrás