Executivo (Administrativa)

Ibama e Incra: saiu o resultado definitivo do processo seletivo

Processo seletivo do Ibama e Incra tem resultado definitivo divulgado, mas contratações estão parcialmente suspensas; entenda!

Foram divulgados os resultados definitivos do processo seletivo temporário do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Apesar disso, um balde de água fria para os aprovados nas vagas para o Ibama: um comunicado divulgado pela banca informa a suspensão das contratações até decisão quanto a uma decisão liminar proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 1011397-48.2026.4.01.3400.

Quaisquer alterações no status do certame ou novas decisões no âmbito da ação civil pública serão informadas por meio da página do certame no site da banca, o Instituto Access.

Vale ressaltar que a decisão se atém apenas às contratações do Ibama, não havendo qualquer impedimento quanto às contratações por parte do Incra.

No total, foram ofertadas 60 vagas distribuídas entre os dois órgãos ambientais.

Para o Ibama foram oferecidas 40 vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Analista Técnico de Complexidade Intelectual.

Já o INCRA ofereceu 20 vagas e formação de cadastro reserva para nos cargos de Analista Técnico de Complexidade Intelectual e Analista Técnico de Complexidade Gerencial (ambos de nível superior).


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso para temporários do IBAMA e INCRA, além do resultado final, não deixe de conferir nossos artigos completos sobre as seleções:

Mais informações: Concurso IBAMA | Concurso INCRA


Quer estudar para os próximos concursos? Conheça as nossas assinaturas de 1 e 2 anos:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira os nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, Petrobras, CGU, Receita Federal, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

Concurso ALECE oferece salários de até R$ 6,1 mil. Saiba mais!

Salários do concurso ALECE 2026 podem chegar aos R$ 6,1 mil. Veja os detalhes neste…

20 minutos atrás

Concurso TRF 3 é citado em despacho oficial! Edital iminente!

Oportunidades à vista! Veja as expectativas para o concurso TRF3 em 2026 e o que…

38 minutos atrás

Concurso GCM Manaus: veja as possibilidades de recursos

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso GCM Manaus para Guarda Civil? Confira neste…

53 minutos atrás

Concurso São José de Ribamar (MA): Trilha Estratégica lançada!

A SME São José de Ribamar conta com 1,4 mil vagas na área da educação!…

53 minutos atrás

Concurso SEDES DF: Trilha Estratégica para Pedagogia disponível!

A  Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes DF) está com edital na praça com…

56 minutos atrás

Concurso DETRAN RJ: grupo é criado para estudar novo edital

Grupo de trabalho do Concurso DETRAN RJ terá 60 dias para apresentar diagnóstico técnico sobre…

1 hora atrás