Executivo (Administrativa)

STJ autoriza realização das provas IBAMA no domingo (30)

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, no exercício da presidência, suspendeu nesta semana, uma decisão que impedia a realização das provas objetivas e discursivas do concurso IBAMA.

De acordo com o ministro, a suspensão do concurso já nas vésperas da realização das provas causa um grande prejuízo à sociedade, sendo imperativo permitir a realização da etapa programada para os mais de 150 mil candidatos inscritos.

“Ademais, fortalece a posição da Autarquia sua premissa de legalidade do edital, pois, não se sustentando na via judicial, caberá à própria Administração suportar as consequências da renovação das etapas do concurso”, acrescentou Jorge Mussi.

Portanto, as provas do concurso IBAMA seguem mantidas para o próximo domingo, 30 de janeiro de 2022. Inclusive, os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta.

O exame será realizado às 8h para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental e às 15h para Técnico Ambiental, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Exigência contestada

Ao todo, 568 vagas estão previstas no concurso, espalhadas por todos os estados do país em cargos de nível médio e superior. O certame está sendo organizado pela empresa Cebraspe.

O Ministério Público Federal (MPF) contestou as regras de realização do concurso no que diz respeito à participação de candidatos com deficiência, como a que exigia a apresentação de parecer multiprofissional e multidisciplinar prévio às provas atestando a condição.

Para o MPF, tal exigência limitaria a participação de candidatos e um novo período de inscrições deveria ser aberto sem essa obrigação.

O pedido de suspensão do edital foi indeferido na Justiça Federal de Mato Grosso. Após recurso, o desembargador relator do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu razão ao MPF e suspendeu a realização das provas IBAMA marcadas para o fim de semana.

Quer ficar por dentro de todas as informações sobre as provas do concurso IBAMA, que seguem mantidas? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: Concurso IBAMA


Quer estudar para Concurso Ibama?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão, formado em Jornalismo, Rádio e TV pela Faculdade Integrada Rio Branco, com especializações em Gestão Empresarial e Marketing pelo Módulo. Atuou como produtor no SBT, TV Bandeirantes e Rádio Band FM, além de acumular três anos de experiência no setor de concursos públicos pela LFG (Luiz Flávio Gomes). No Estratégia Concursos, atua na apuração de notícias da área fiscal, além de coberturas sobre concursos das áreas de controle (TCU, TCE, etc), concurso AFT, área de gestão e administrativa, bem como dos órgãos participantes do CNU. Também possui experiência em link building e análise de mídia, adquirida durante sua atuação na agência SEO Marketing.

Posts recentes

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…

2 minutos atrás

Concurso IPECE: banca contratada! Edital para Analista

Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…

7 horas atrás

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

9 horas atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

10 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

11 horas atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2025!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

11 horas atrás