Concursos Públicos

O que é TAF e quais exercícios do TAF exigem mais preparação? Saiba mais!

Concurseira(o) imparável, depois da aprovação nas provas objetiva e discursiva, a etapa que também exige preparação é a do TAF, o Teste de Aptidão Física. Você está treinando? Será que é melhor começar agora? Por qual exercício começar? Trouxemos um especialista para falar sobre isso e dar dicas essenciais.

O que é TAF, o Teste de Aptidão Física?

O Teste de Aptidão Física, o TAF, é a etapa que objetiva avaliar a capacidade de candidatas e candidatos “para suportar, física e organicamente, as exigências do ensino das atividades policiais a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional“. Essa foi a definição que veio no edital da Polícia Federal do ano de 2021, mas o propósito é o mesmo para os demais cargos que exijam uma capacidade física mínima adequada para determinada função.

Assim, investigador, delegado, escrivão, agente de polícia, guardas civis municipais, são exemplos de cargos que possuem o TAF como uma das fases nos certames.

Além disso, tanto aquelas pessoas com deficiência quanto quem não possui tais limitações devem passar pelo TAF. O ideal é mesmo ler o edital, pois, cada um traz a legislação de amparo e os detalhes procedimentais do certame específicos para tais candidatas e candidatos. No entanto, alguns concursos não abrem vagas para o exercício de funções policiais por conta das peculiaridades inerentes.

Curiosidade: tal fase pode ser chamada de outras maneiras, como Avaliação de Aptidão Física, Exame de Aptidão Física etc.

Conheça o TAF cobrado pelo seu concurso

Apesar de alguns exercícios serem bem semelhantes entre os certames, há detalhes entre uns e outros que precisam ser observados, até mesmo para você não ficar treinando para o exercício que não vem previsto em seu edital.

Dessa forma, repare que o que é cobrado no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, não é cobrado no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Esse último já encerrou as inscrições, e o outro permitirá candidaturas até o final do mês de julho.

Nesse contexto, os dois editais possuem suas semelhanças, mas seus parâmetros para lhe considerar apta(o) são diferentes. Ademais, é importante ressaltar que ambos se destinam ao provimento de cargos de soldado.

Orientação de execução da barra fixa — PMERJ

A importância da leitura do edital é pelo fato de que as orientações para os preparativos, para o durante e para o pós TAF estão lá! Tal documento diz o que você deve fazer, como e em quanto tempo. Saiba também que há uma documentação a ser entregue antes, e um possível recurso é um direito seu após a realização do teste.

Quando começar a preparação do TAF?

Normalmente, quando um edital é publicado, todas as suas etapas pelas quais as(os) candidatas(os) precisarão passar são descritas. Por vezes, as bancas também divulgam um cronograma, o que nos ajuda muito a programar os custos, o tempo etc.

Então, o raciocínio é: por que não começar o quanto antes? Principalmente para quem tem o sonho e a decisão certa de atuar na carreira policial. Ou seja, se você sabe que sua carreira exige a etapa de aptidão física, o ideal seria encaixar um momento de sua rotina de estudos para também treinar para essa etapa tão importante.

Treino de corrida

Segundo o professor Lelisson Cavalcante, se você já começou a estudar para concursos como os concursos policiais, por exemplo, já é o momento de começar a se preparar. Afinal, uma pessoa leva 6 meses, em média, para “criar adaptações e ganhar condicionamento físico ou força para passar no TAF”. E, para quem tem mais dificuldade, esse tempo pode ser relativo.

Formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício aplicada a Saúde e ao Desempenho, o personal trainer Lelisson prepara concurseiras e concurseiros há mais de 12 anos. Assim, ele afirma com propriedade que, a antecedência permite ajustar os erros a tempo, sejam eles na dieta, no treino, no ajuste do tempo, no rendimento etc.

Por isso, o quanto antes atingir os índices que o edital exigir, menos uma preocupação e mais tempo para estudar. Afinal, não dá para imaginar estudar tanto para obter a aprovação nas provas teóricas e ficar inapta(o) no TAF! Oportunidade jogada fora!

Exercícios do TAF que exigem mais preparação

Existe isso? SIM!

Ainda segundo o professor Cavalcante, há testes que são mais complexos que outros. Por exemplo, a corrida que exige mais tempo para o ganho de condicionamento físico, e o teste de barra fixa que é necessário força na musculatura dorsal e dos braços para suspender/sustentar o corpo no caso das mulheres. Principalmente se a(o) candidata(o) for sedentária(o) e estiver acima do peso.

Dessa forma, alguns exercícios envolvem

“um processo de adaptação ao movimento, um processo de ganho de força, um processo de organização no treino do aluno, um processo de adaptação no fortalecimento dos músculos, dos tendões para que o aluno não se machuque, um ganho de coordenação motora e de tantos outros detalhes que exigem muito mais do aluno”.

Professor Lelisson Cavalcante

Sabia que a barra fixa é um dos exercícios que mais reprova?

Pois é! A corrida e a barra costumam revelar quem não treinou, mostrando aquela galera inapta para seguir em suas tão sonhadas carreiras.

Já o abdominal e o banco de Wells são alguns dos testes mais simples, permitindo observar bons resultados em menos de 6 meses, se compararmos com os de flexão de braço ou com a própria corrida e flexão na barra.

Principais motivos que levam à inaptidão no TAF

Seu histórico de saúde e estilo de vida podem ajudar nos treinos, mas podem não ser garantias de aprovação. Respeitar o processo de adaptação do seu corpo para realizar determinados movimentos evita problemas de saúde, lesões e situações indesejáveis durante a execução do seu programa de treinos, diz Lelisson Cavalcante.

Com efeito, ainda segundo as orientações do professor, seguir um programa de treinamento de academia que não seja direcionado ao seu Teste de Aptidão ou não seja adequado ao seu nível de condicionamento físico podem trazer benefícios abaixo do esperado.

Deixar para treinar em cima da hora ou, ainda, desperdiçar seu suado dinheiro com uma(um) profissional que conhece de hipertrofia e emagrecimento, mas carece dessa experiência com treinamento para teste de aptidão física para concursos podem contribuir negativamente para seu processo de treinamento.

Ademais, cuidado com os extremos! Assim como o excesso de peso traz uma carga maior para seu corpo suportar, as dietas muito restritas também podem proporcionar uma falta de energia para conseguir um bom desempenho. Além disso, a qualidade do sono e o equilíbrio da alimentação são basilares!

Portanto, evite a frustração, evite as lesões, evite a perda de tempo!

Dicas valiosas para seu Teste de Aptidão

Concurseira(o), as dicas que você verá aqui são para levar para sua carreira e para sua vida! O professor Lelisson nos presenteia com as seguintes lições:

Antecedência

O tempo ideal para começar a preparação TAF é de 6 meses a 1 ano. Esse é um bom período para realizar os ajustes, errar, se organizar, se alimentar adequadamente, estudar etc. Dessa forma, é possível encontrar as melhores estratégias para alcançar os resultados.

Treine com especialista

O programa de treino direcionado para seu nível de condicionamento físico e para um determinado edital é elaborado por quem entende do assunto. É a(o) especialista que encurtará seu caminho até a aprovação batendo os índices do seu edital.

Nesse sentido, essa dica casa muito bem com a anterior. Afinal, investir em profissionais sem experiência na área pode acabar trazendo custos com medicamentos, consultas médicas, sessões de fisioterapia etc. Lesões e pausas longas nos treinos para se recuperar podem te prejudicar, e o tempo continuará passando.

Confira a seguir: “Como se preparar para o TAF?” com os especialistas do Estratégia!
→ Como se preparar para o TAF – Teste de Aptidão Física com os Professores Murilo Marques e Pedro Oliveira

Alimentação

Alunas e alunos que estejam acima do peso, com dificuldades para dormir e passando por demais situações que impactem na saúde necessitam realizar os ajustes imprescindíveis para a continuidade dos treinos. Ou seja, o alinhamento da alimentação com a rotina de sono adequada permite que o corpo se recupere bem e renda melhor também.

E agora?

Por fim, o professor Lelisson nos trouxe uma observação extremamente pertinente: é importante encarar os treinos com uma outra perspectiva, ou seja, enxergando que o bom condicionamento físico será necessário não apenas na etapa eliminatória do TAF ou durante o Curso de Formação do seu concurso.

A força física é essencial para o bom desempenho das atribuições do cargo que você exercerá. Logo, não pense somente no TAF, mas sim no que é exigido pela própria carreira. Por isso, manter-se realizando atividades físicas permite que você esteja sempre preparada(o).

No mais, negligenciar uma etapa que pode te reprovar, ou seja, te impedir de seguir em frente para a tão sonhada nomeação, é deixar de lado toda a dedicação colocada durante os estudos. A sensação de etapa cumprida e a foto do seu pelotão pós-TAF é indescritível e dá muito orgulho.

Portanto, comece a treinar o quanto antes, perceba os limites do seu corpo e vença cada exercício por vez.

Treine e estude!

Boa sorte!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para os concursos policiais?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Taiane Ferreira Conceição

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

38 minutos atrás

Concursos Federais: panorama completo dos próximos editais!

Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…

33 minutos atrás

Concursos Administrativos 2024: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

35 minutos atrás

Concursos Fiscais 2024: salários iniciais de até R$ 22 mil!

Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2024? Então chegou ao…

38 minutos atrás

Concursos SP: seleções previstas, autorizadas ou com banca!

O início de 2024 prepara muitas novidades para os concurseiros. Principalmente acerca de novos concursos…

39 minutos atrás

Concursos Sudeste: os EDITAIS previstos nos próximos meses!

O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…

42 minutos atrás