Tradicionalmente, o concurso PM SP, da Polícia Militar de São Paulo, é um dos que mais ofertam oportunidades na área policial em todo o país. Anualmente, milhares de vagas são ofertadas para cargos que exigem níveis médio e superior de escolaridade.

No entanto, a atual situação de emergência sanitária, provocada pela Covid-19, tem afetado o cronograma de atividades dos editais já publicados, para os cargos de oficial e soldado, deixando milhares de candidatos frustrados e ainda mais ansiosos.

E para você que está inscrito neste concurso público e deseja saber como está seu andamento, o Estratégia Concursos preparou este artigo com tudo sobre o cenário atual. Confira ao longo deste artigo!

Autorizações – PM SP

A autorização para as 5.605 vagas destinadas ao quadro da Polícia Militar de São Paulo foi publicada em 25 de janeiro de 2020, com a seguinte distribuição.

  • 5.400 vagas para SoldadoPUBLICADO;
  • 130 vagas para Aluno Oficial PUBLICADO (+ 60 vagas);
  • 41 vagas para 2ª Tenente Médico;
  • 26 vagas para 2ª Tenente Dentista;
  • 6 vagas para 2ª Tenente Farmacêutico;
  • 2 vagas para 2ª Tenente Veterinário.

Na ocasião, segundo o documento de autorização, as primeiras convocações estavam previstas para o mês de dezembro daquele ano. Contudo, após uma série de medidas de restrições adotadas por conta da pandemia, as provas sofreram diversos atrasos.

Em janeiro de 2021, foi publicado o primeiro edital, para o cargo de Soldado, com oferta de 2.700 vagas, metade das oportunidades previstas. As outras 2.700 vagas previstas poderão sair em breve e, segundo informações obtidas pelo Jornalismo do Estratégia Concursos, a Vunesp já negocia a organização do edital.

Em abril de 2020, outro edital, desta vez para Oficial, foi publicado com oferta de 130 vagas. Um ano após a publicação do documento, o governador de São Paulo, João Doria, autorizou o incremento de mais 60 vagas, totalizando 190 oportunidades.

Editais para outras áreas – PM SP

Segundo informações de membros do governo e da instituição, os outros editais que tiveram autorização confirmada aguardam uma melhora no quadro da pandemia para serem publicados. No momento, o quantitativo dos futuros editais segue conforme a autorização.

Provas do concurso PM SP

Após muitos adiamentos, a única prova que foi realizada é a de Oficial, aplicada no dia 18 de abril de 2021. Inclusive, os cadernos das avaliações já foram divulgados.

As provas do concurso para Soldado, previstas para o dia 11 de abril, seguem suspensas e ainda não foram remarcadas. Agora, com o fim da fase vermelha emergencial no estado de São Paulo, é possível que um novo cronograma seja anunciado em breve.

E para você que deseja ficar por dentro de todos os detalhes do próximo concurso PM SP, da Polícia Militar de São Paulo, seguimos em contato com a instituição e atualizaremos este artigo com as futuras novidades.

Saiba mais: concurso PM SP

Quer estudar para o concurso PM SP?

Assinatura de Concursos

Assinatura 1 ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Coordenação

Posts recentes

Concursos abertos de Prefeituras: mais de 100 editais na praça!

Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…

8 minutos atrás

Concurso São Francisco do Sul: cronograma e cargos retificados!

Documento prorroga inscrições, modifica salários e inclui cargos Foi divulgado uma leva de retificações do…

10 minutos atrás

Principais notícias do dia sobre concursos públicos. CONFIRA!

Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…

25 minutos atrás

Concurso Piraquara PR: SAIU EDITAL com 31 vagas; Confira!

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Piraquara, no Paraná. O certame…

1 hora atrás

Concurso Serra: editais em breve com organização do IDCAP

Serão 3 editais publicados, com 1,5 mil vagas A Prefeitura da Serra, do Espírito Santo,…

3 horas atrás

Concurso Câmara de Vitória tem resultado final homologado

O resultado final do concurso Câmara de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, foi…

3 horas atrás