Policial (PM/BM - Oficial)

PM MG: STF decide que ficha policial poderá excluir candidatos!

Atenção, interessados no concurso PM MG: o Superior Tribunal de Justiça (STF) decidiu que a ficha policial de candidatos poderá ensejar sua exclusão em certames públicos.

A 1ª Turma do STF manteve decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em que validou ato administrativo da Polícia Militar MG, com o cunho de excluir candidatos pela ausência de idoneidade moral na etapa de investigação de vida pregressa.

STF entende que ficha policial poderá ensejar exclusão de candidatos em certames públicos | Imagem: reprodução

A relatora do caso, ministra Rosa Weber, chegou a negar um agravo de instrumento e manteve a cassação da decisão do TJMG, em que declarou inconstitucionalidade em casos de exclusão de candidatos com processos criminais em curso.

Entretanto, seu voto foi vencido e prevaleceu a divergência do ministro Alexandre de Moraes, acompanhado por Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, totalizando 4 votos contra 1.

Em seu fundamento, Moraes afirmou que, se houver previsão legal no edital que barre candidatos que possuam inidoneidade moral, poderá sim ensejar em sua exclusão.

Por fim, convém relembrar que a Polícia Militar MG está com quatro editais de concursos publicados. Todas as oportunidades exigem formação de nível superior, com salários entre R$ 3.962,23 a R$ 10.028,29.

Os documentos ofertam 120 vagas para Oficial30 vagas para o Quadro de Oficiais da Saúde (Médicos), 1.653 vagas para Soldados (Combatente) e 84 vagas para Soldados do Quadro de Praças Especialistas (área da saúde).

Para saber todas as informações do concurso PM MG, bem como da decisão do STF em excluir candidatos conforme ficha policial, confira nosso artigo completo abaixo:

Saiba mais: Concurso PM MG

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!


Quer estudar para o concurso PM MG?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Rafaela Teixeira

Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no TRE-SP. Possui mais de 7 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, com foco em apuração jornalística contínua, análise de editais e obtenção de informações diretamente junto a órgãos e fontes oficiais. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Analista de Conteúdo Sênior, responsável pelo jornalismo do período noturno e da madrugada, com atuação transversal na cobertura de concursos públicos, garantindo a continuidade, fluidez e confiabilidade das publicações e dos bastidores dos certames.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Concurso TCE MG – Cargo: Psicólogo

Neste domingo, 25 de janeiro, estão sendo realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso…

42 minutos atrás

Gabarito Extraoficial Concurso TCE MG – Especialidade: Direito

Neste domingo, 25 de janeiro, estão sendo realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso…

43 minutos atrás

Vedação ao exercício da função de julgar para SEFAZ/SP

Oi, gente!! Hoje, neste artigo do Estratégia Concursos, buscaremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: vedação ao…

2 horas atrás

Gabarito extraoficial PC PI – Perito Criminal Saúde

Neste domingo, 25 de janeiro de 2026, foram aplicadas as provas do concurso PC PI…

3 horas atrás

Concurso Sefaz PR: P2 e P3 suspensas; saiba mais!

Concurso Sefaz PR para Auditor Fiscal já teve o seu resultado final homologado A banca…

3 horas atrás