Desde 16 de maio de 2013, em razão da Resolução n. 175, de 14 de maio de 2013, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de todo o país foram impedidos de recusar a celebração de casamentos civis de casais do mesmo sexo ou de converter sua união estável em casamento
Isso porque, não havia, até a época, uniformidade de entendimento quanto à possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo e da conversão da união estável entre casais homoafetivos em casamento. Alguns estados a reconheciam, outros não, causando disparidade no tratamento dado aos indivíduos em situação semelhante.
Após a Resolução, caso algum cartório não cumpra sua determinação, o casal poderá requerer ao juiz corregedor da comarca o cumprimento da medida. Além disso, poderá ser aberto processo administrativo contra o oficial que se negou a celebrar ou reverter a união estável em casamento.
Para entender mais e melhor como se dá esta questão na prática e no dia a dia no âmbito dos Registros Públicos, não perca o evento deste domingo, 28 de junho, que será transmitido a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube.
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro dos concursos vigentes:
Com gabaritos divulgados, candidatos do concurso CAIXA podem solicitar recurso no prazo de dois dias…
Candidatos do novo concurso Bombeiros SC 2026 serão avaliados por até seis etapas. Veja todos…
Novo edital do concurso Caixa oferece oportunidades de nível superior. Foram registrados mais de 78…
Último dia para confirmar o seu lugar no concurso SEMA AM! Foram encerradas as inscrições…
Com inscrições encerradas, o concurso público da Prefeitura de Timburi, município doestado de São Paulo,…
A Prefeitura de Jacareí, em São Paulo, oferta oportunidades para a área de educação. São 9…