Concursos Públicos

Orientações para Interação no Chat das Videoaulas

Introdução

Você gosta de aprender por videoaulas? Utiliza o chat para fazer comentários durante as gravações no YouTube? Se a sua resposta foi SIM para as duas perguntas, então esse artigo é para você. Hoje vamos falar um pouco sobre a interação no chat das videoaulas. 

Decidimos fazer um artigo a respeito disso logo após analisar o comportamento de diversos alunos no chat das principais videoaulas. Além disso, outra motivação foi o fato de não existir muita informação a respeito do assunto.

Antes de mais nada, o nosso objetivo é passar as orientações adequadas para você aproveitar as aulas da melhor maneira possível. Lembre-se sempre de que você não é o único interessado na sua aprovação: nós também somos. Dessa forma, segue o nosso roteiro:

  • Comunicação com o Professor no Chat
  • Comunicação com os Alunos no Chat
  • Papel do Moderador no Chat
  • Quiz: Pode X Não Pode

Em contrapartida, se você estuda apenas por pdf e outros meios correlatos, nem precisa seguir adiante. Embora a leitura de hoje seja mais rápida (atendendo a pedidos), não é oportuno que você desperdice seu tempo à toa. Então, para quem ficará conosco, vamos começar?

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Comunicação com o Professor no Chat

Primeiramente, o chat é uma ferramenta de comunicação dos alunos com o professor. Ele deve ser utilizado sobretudo para tirar dúvidas a respeito da matéria, informar-se sobre próximas aulas, fazer agradecimentos e elogios etc.    

Os professores são bem solícitos e buscam sempre responder aos questionamentos. Normalmente, as respostas são fornecidas no intervalo das gravações, no momento em que o professor realiza pausas para a leitura dos comentários.

Entretanto, alguns professores conseguem visualizar as dúvidas simultaneamente com a gravação e as respondem de imediato. Independentemente do momento, a tendência é que todas sejam respondidas até o término da aula.

Comunicação com os Alunos no Chat

De maneira idêntica, o chat das videoaulas também pode ser utilizado para estabelecer a comunicação com outros alunos. Isso pode ser interessante caso você queira compartilhar informações a respeito de outras aulas ministradas, por exemplo, ou tirar dúvidas gerais que envolvem concursos em comum.

Todavia, a comunicação com outros alunos deve ser vista como exceção, não como regra. O principal objetivo do chat é a comunicação com o professor. Assim, caso você queira entrar em contato com um colega específico, prefira outras formas alternativas, especialmente as privadas.

Papel do Moderador no Chat

Todos os chats do Estratégia contam com a presença de pelo menos um moderador. Seu papel é resolver intercorrências e prestar esclarecimentos que estejam ligados à transmissão (por exemplo, imagem travando, áudio baixo, informar sobre disponibilidade da aula após a gravação etc.).

Normalmente, o moderador encontra-se destacado na cor azul, a fim de que você possa reconhecê-lo mais facilmente. Além disso, habitualmente ele escreve frases motivadoras para apoiar os concurseiros. Só para ilustrar, veja um exemplo:

Figura 1 – Exemplo de moderação no chat de videoaula do Estratégia Concursos.

Salientamos que o moderador nem sempre está ciente a respeito de outros assuntos que não envolvam a aula propriamente dita. Eventualmente, ele até pode resolvê-los, mas não faz parte de suas atribuições.

Dessa forma, caso você tenha dúvidas a respeito de outros temas não pertinentes à aula (por exemplo, cursos indisponíveis, assinaturas ofertadas etc.), o ideal é que você entre em contato diretamente com o Suporte do Estratégia para esclarecê-las.

Quiz: Pode X Não Pode

Agora vamos fazer um jogo rápido com você. Vamos ver se você entendeu as orientações que acabamos de passar com a brincadeira do Pode X Não Pode. É muito simples: nós faremos 10 perguntas e você terá que responder se pode ou não pode. Está pronto então?

QuestõesPodeNão Pode
1Repetir comentários sucessivas vezes.[ ][ ]
2Resolver problemas da conta do Estratégia Concursos.[ ][ ]
3Fazer um elogio ao trabalho do professor.[ ][ ]
4Informar que o microfone do professor está desligado.[ ][ ]
5Perguntar sobre o horário do término da aula.[ ][ ]
6Assediar o professor.[ ][ ]
7Bater papo com outros alunos.[ ][ ]
8Tirar dúvidas sobre a agenda de outro professor.[ ][ ]
9Fazer manifestações políticas.[ ][ ]
10Perguntar se há material de apoio para acompanhar a aula.[ ][ ]
Tabela 1 – Quiz do Pode X Não Pode.

O gabarito está no final deste artigo, mas já adiantamos que não vamos aceitar recursos :). Brincadeiras à parte, a vantagem é que aqui você não compete com outros concurseiros (só com você mesmo).

Conclusão

Em suma, neste artigo falamos um pouco sobre o papel do chat na gravação das videoaulas e as melhores formas de exercer a comunicação por meio dele. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para melhorar a sua interação posteriormente.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, reforçamos também a importância de treinar seus conhecimentos por meio de questões. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões, a fim de que possam atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

*Gabarito do Quiz:

Pode – Números 3, 4, 5, 8 e 10
Não Pode – Números 1, 2, 6, 7 e 9

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Edital do concurso TJ RR será publicado amanhã (18/6)

Prepare o seu coração! Amanhã será lançado mais um edital da carreira de Tribunais! É…

27 minutos atrás

Fontes de recursos para o TCE PA

O Tribunal de Contas do estado do Pará está com concurso aberto, são várias oportunidades…

36 minutos atrás

Anexo de Metas Fiscais da LDO

Anexo de Metas Fiscais da LDO

36 minutos atrás

Concurso SME São Joaquim de Bicas: inscrições abertas!

O edital do concurso SME São Joaquim de Bicas está com as inscrições abertas! Conforme…

36 minutos atrás

Concurso Concórdia SC: 47 vagas e iniciais de até R$ 23 mil!

Gabaritos divulgados! Foram publicados os gabaritos das provas de concurso da Prefeitura de Concórdia, em…

2 horas atrás

Salários atrativos? Veja os do concurso TCE AC!

Está na praça mais um ótimo edital na área de controle! Estamos falando do concurso…

2 horas atrás