Investigada suspeita de fraude no concurso da PM de Tocantins
A Polícia Civil do Tocantis prendeu, nesta quinta-feira (21), 12 pessoas suspeitas de fraude no Concurso da Polícia Militar do Estado. Batizada de “Aleteia”, a operação cumpre mandatos de prisão, busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.
O delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura, afirmou que um dos presos é Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o “Antônio Concurseiro”, suspeito de liderar uma quadrilha que cometia fraudes em concursos públicos.
A investigação teve seu início após um aparelho celular ter sido achado no banheiro de um dos locais de aplicação do exame em Araguaína, ao norte de Tocantins.
A Polícia Militar divulgou em nota que a Comissão do Concurso está ciente da operação da Polícia Civil e aguarda os resultados para tomar providências cabíveis à situação.
Um outro fato envolvendo fraudes em concursos ocorreu no Rio Grande do Sul. O Ministério Público realizou, nesta quinta-feira (21), uma operação sob a suspeita de fraude nos processos licitatórios de 200 concursos públicos em todo o estado.
Conforme a suspeita do MP, uma empresa é acusada de ajustar os valores das licitações assim que elas eram enviadas, para que não houvesse disputa com outras empresas. A instituição responde pelos crimes de organização criminosa, fraude, falsidade ideológica e corrupção.
Outro tipo de fraude cometido ocorria quando a empresa e as prefeituras combinavam clausulas específicas, que a favoreciam, muitas vezes tornando-a a única que se encaixava nos requisitos.
A Justiça determinou que as sócias da empresa, o filho de uma delas e uma funcionária do local fossem investigados. Eles também foram proibidos de viajar sem autorização judicial e de se envolver com a realização de novos concursos.
Com o esquema, a empresa movimentava mais de R$ 7 milhões em contratos firmados com prefeituras.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…
Provas do concurso TJ RS foram aplicadas e o resultado preliminar da etapa objetiva divulgado!…
Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo como…
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…