Em representação encaminhada pela 4ª Procuradoria ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, o Ministério Público de Contas do DF indicou a necessidade de realização de um novo concurso público para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB).
Ao questionar a ausência de edital e tomar conhecimento de uma suposta negligência no cuidado com os animais, o MPC ressaltou que as atividades relacionadas a esses cuidados advêm da atuação finalística da FJZB e requerem provimento de pessoal por meio de concurso.
“Grande parte das atividades típicas da FJZB é exercida, quase que exclusivamente, por servidores comissionados sem vínculo efetivo com a Administração Pública ou por terceirizados”.
Tal cenário “indica uma ausência de implementação efetiva de um Plano de Carreira para servidores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que, aos olhos do Parquet, pode estar relacionado com o grave problema de morte dos animais”, disse o Procurador-Geral, Marcos Felipe Pinheiro Lima.
Por conta disso, foram solicitadas algumas informações acerca do quadro de servidores do Zoológico de Brasília, tais como quantitativo de efetivos, comissionados e terceirizados. Na época, a solicitação compreendeu os seguintes dados:
Por fim, tendo em vista que existe indícios de violação aos princípios da legalidade, do concurso público e da eficiência, o MPC solicitou que a FJZB apresente esclarecimentos, bem como a instauração de procedimento de fiscalização para a devida apuração dos fatos narrados.
Em abril do ano passado, foi constituído um Grupo de Trabalho para estudar a necessidade do concurso. Tempo depois, a Diretora Presidente da FJZB decretou que a equipe finalizasse os estudos em até 120 dias, ou seja, até agosto. Desde então não houve nenhuma movimentação.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) promulgou a Lei nº 25.726, de 2026,…
Atenção, concurseiros! O Projeto de Lei 2.124/2026, de autoria do deputado estadual Eduardo Pedrosa, visa…
Para o Governo do SC, norma que veda cotas raciais em concursos é constitucional devido…
Atenção, candidatos inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ).…
Com anulação das provas para Técnico decidida na última segunda-feira (26), candidatos do Concurso Público…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…