Categorias: Concursos Públicos

MP 873 – Governo altera a CLT para reforçar o caráter voluntário da contribuição sindical

MP 873 – Governo altera a CLT para reforçar o caráter voluntário da contribuição sindical

Já em tempos de Carnaval, a Presidência da República editou a MP 873, publicada na edição extra do Diário Oficial de 1º de março de 2019.
A Medida alterou dispositivos da CLT referentes à contribuição sindical. Em resumo, a MP buscou reforçar a facultatividade e voluntariedade da contribuição sindical (que havia sido inaugurada com a reforma trabalhista de 2017), impondo requisitos práticos para garantir que a contribuição somente seja cobrada quando, inequivocamente, houver a autorização do empregado ou empregador.

Em síntese, chamam a atenção as seguintes alterações:

1) A contribuição deverá ser paga mediante boleto(isto é, pelo próprio empregado) – impedindo a prática anterior, em que a contribuição era descontada do contracheque do empregado.
2) O boleto deverá ser enviado para a residência do empregado ou, em caso de impossibilidade de recebimento, na sede da empresa.
3) O boleto somente poderá ser enviado caso o empregado autorize expressamente. Além dos requisitos que já haviam sido impostos pela reforma trabalhista, a MP deixou claro que a autorização deverá ser individual por cada empregado.
4) Além disso, a MP deixou claro que a autorização tácita é vedada e que não se admite a chamada “cobrança por requerimento de oposição“. Em alguns casos, os sindicatos e empresas promoviam o desconto da contribuição de todos os empregados que não se opusessem.

São mudanças pontuais, mas importantes para fins de prova. Vamos aguardar a tramitação da MP no Congresso, mas já aproveito para deixar com vocês, logo abaixo, a comparação ponto a ponto das alterações.

Um forte abraço a todos!
Bom carnaval!

Prof. Antonio Daud
IG: @professordaud

Antonio Daud

Antonio Daud Júnior é bacharel em Engenharia Elétrica e em Direito. Foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União/Presidência da República (CGU/PR), aprovado no concurso de 2008. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovado também em 2008.

Posts recentes

Concurso Público: confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…

58 minutos atrás

Concurso TCM SP tem validade prorrogada até 2028!

Presidente do TCM SP anuncia que mais 20 aprovados do último concurso serão nomeados nas…

2 horas atrás

Concurso Foz do Iguaçu Saúde PR: são 43 vagas; até R$ 21,6 mil!

Concurso Foz do Iguaçu Saúde terá provas aplicadas em 5 de julho! Está na praça…

4 horas atrás

Concurso Foz do Iguaçu PR: SAIU! Até R$ 21,6 mil!

O Edital do Concurso Foz do Iguaçu oferta 69 vagas imediatas mais CR; provas em…

4 horas atrás

Concurso SEDES DF: edital AMANHÃ; serão 1,1 mil vagas!

Governadora do DF confirma publicação do edital do Concurso SEDES DF para esta quarta-feira (14)!…

5 horas atrás

Concurso SEDES DF: edital amanhã (14) com 1.197 vagas!

Edital do Concurso SEDES DF será publicado amanhã, 14 de maio, com mais de mil…

5 horas atrás