Em entrevista ao programa “Bom dia, ministra” nesta quarta-feira (1), Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), falou sobre as provas do CNU, nomeações de excedentes e Reforma Administrativa.
Perguntada sobre a possibilidade de novas edições do Concurso Nacional Unificado, a ministra voltou a reforçar que não haverá CNU em 2026, justamente por conta do período eleitoral.
Para 2027 há condições de realizar uma nova edição, mas irá depender, claro, de quem estiver à frente do governo.
Apesar disso, no próximo ano é aguardada a chamada de excedentes do CPNU 1, bem como dos aprovados nesta segunda edição e em outros concursos, como INPI, ANAC e agências reguladoras em geral. Lembrando que a própria ministra já havia anunciado essa semana os novos chamamentos.
Questionada sobre possíveis novas convocações para a PRF, afirmou que, por ser um concurso mais antigo e que já teve vários provimentos adicionais, não deve haver novas nomeações tão breve.
Durante a entrevista, Esther também foi questionada sobre um dos assuntos mais polêmicos do momento: a Reforma Administrativa.
Segundo a ministra, o projeto é do Legislativo e, como ainda não há um texto final publicado, não tem como dialogar efetivamente sobre o assunto.
Afirmou também que o governo defende o fim dos super salários, bem como a estabilidade dos servidores e não é favorável à generalização de contratação temporária no serviço público.
Abaixo, confira a entrevista na íntegra:
Os candidatos já podem consultar os locais de provas e demais informações que constam no cartão de confirmação do Concurso Nacional Unificado. Veja:
Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.
Para nível médio, serão 3 horas e 30 minutos (13h às 16h30) para responder 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.
Para mais informações sobre o panorama do Concursos Federais previstos, bem como sobre o CNU 2025, acesse os links abaixo!
Saiba mais: concursos federais | CNU 2025
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…