Executivo (Administrativa)

Ministra fala sobre CNU, excedentes e Reforma Administrativa

Em entrevista ao programa “Bom dia, ministra” nesta quarta-feira (1), Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), falou sobre as provas do CNU, nomeações de excedentes e Reforma Administrativa.

CNU em 2026 e chamada de excedentes

Perguntada sobre a possibilidade de novas edições do Concurso Nacional Unificado, a ministra voltou a reforçar que não haverá CNU em 2026, justamente por conta do período eleitoral.

Para 2027 há condições de realizar uma nova edição, mas irá depender, claro, de quem estiver à frente do governo.

Apesar disso, no próximo ano é aguardada a chamada de excedentes do CPNU 1, bem como dos aprovados nesta segunda edição e em outros concursos, como INPI, ANAC e agências reguladoras em geral. Lembrando que a própria ministra já havia anunciado essa semana os novos chamamentos.

Questionada sobre possíveis novas convocações para a PRF, afirmou que, por ser um concurso mais antigo e que já teve vários provimentos adicionais, não deve haver novas nomeações tão breve.

Reforma Administrativa

Durante a entrevista, Esther também foi questionada sobre um dos assuntos mais polêmicos do momento: a Reforma Administrativa.

Segundo a ministra, o projeto é do Legislativo e, como ainda não há um texto final publicado, não tem como dialogar efetivamente sobre o assunto.

Afirmou também que o governo defende o fim dos super salários, bem como a estabilidade dos servidores e não é favorável à generalização de contratação temporária no serviço público.

Abaixo, confira a entrevista na íntegra:

Provas do CNU acontecem no próximo domingo, dia 5 de outubro

Os candidatos já podem consultar os locais de provas e demais informações que constam no cartão de confirmação do Concurso Nacional Unificado. Veja:

Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.

Para nível médio, serão 3 horas e 30 minutos (13h às 16h30) para responder 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.


Para mais informações sobre o panorama do Concursos Federais previstos, bem como sobre o CNU 2025, acesse os links abaixo!

Saiba mais: concursos federais | CNU 2025


Assinatura e cursos para Concursos Federais 2025 e 2026:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

Concurso ALERJ: mais de 85 mil inscritos. Confira!

Edital do novo concurso ALERJ tem vagas para níveis médio e superior. Provas em fevereiro…

28 minutos atrás

Concurso Câmara de Ilhéus: novo edital previsto

Novo edital do concurso Câmara de Ilhéus, na Bahia, deve ser publicado em 2026! Um…

38 minutos atrás

Concurso Câmara de Lamim MG: inscreva-se! Até R$ 4,5 mil!

Concurso Câmara de Lamim MG tem edital publicado para níveis médio e superior; provas em…

58 minutos atrás

Quase 5 mil inscritos no concurso Colégio Pedro II!

As provas do novo concurso Colégio Pedro II serão aplicadas no dia 08 de fevereiro…

2 horas atrás

Concurso Mãe do Rio PA: vagas para Guarda!

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Mãe do Rio, município localizado…

2 horas atrás

Novo concurso IFPI é anunciado!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí divulgará um novo edital este…

2 horas atrás