Muito prazer, concurseiros e concurseiras de todo o Brasil! É com grande satisfação que me apresento neste espaço, e venho com o intuito de fazer o melhor para que sua aprovação ao tão almejado cargo seja alcançada o quanto antes.

Meu nome é Guilherme Buarque, sou Auditor Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro desde 2012, sendo que, um ano antes, tomei posse e trabalhei como Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, carreira também pertencente ao executivo fluminense.

Minha trajetória no serviço público pode ser considerada um pouco “tardia”, uma vez que, antes de entrar para o mundo dos concursos, trabalhei 11 anos na iniciativa privada. Sou formado em Comunicação Social – Jornalismo, e também tive a experiência de conhecer o ‘outro lado’ ou, como preferirem, o ‘mercado’.

Recebi com imenso carinho o convite para fazer parte da equipe de Coaching do Estratégia Concursos e espero usar este espaço para tentar mostrar a vocês que sim, é possível conciliar o trabalho com o estudo em alto rendimento. Para isso, posso dizer com toda a certeza: tendo organização e perseverança, a sua hora vai chegar.

Foi difícil, meus amigos. Mas deu certo. Bem antes das torcidas ecoarem o grito de “Eu Acredito” nas arquibancadas mundo afora, quando algum time precisa de um difícil resultado, eu já levava esse mantra comigo. Bati muito na trave, cheguei a ficar seis meses sem abrir um livro depois de ser reprovado por duas questões (fáceis, é bom dizer, daquelas em que você simplesmente não entende por que marcou a errada). Mas nunca deixei de acreditar. E recomecei, mesmo trabalhando oito horas por dia, além das escalas de plantão aos fins de semana. Faz parte do show.

“Ah, mas quem não trabalha e só estuda tem mais chances de ser aprovado”. Bom, essa é uma premissa que pode ser verdadeira – ou não. Só que as pessoas têm vidas diferentes, perspectivas distintas e nem sempre é possível abrir mão do dinheirinho suado no fim do mês para ficar apenas no estudo e vivendo a expectativa de uma aprovação.

Se hoje você trabalha na iniciativa privada mas tem dentro de si o desejo de trabalhar no serviço público, seja ela dentro da sua área ou mesmo em um novo ramo, não deixe essa esperança de lado, acredite nos seus sonhos e corra atrás deles!

Nos concursos das áreas Fiscal e de Gestão, nas quais fui aprovado e adquiri experiência, existem profissionais das mais diversas formações. É Matemático, é Administrador, é Dentista, é Psicólogo, é pessoal das Forças Armadas… tem inclusive muitos Bacharéis em Direito, que resolveram deixar de lado as carreiras jurídicas em busca de novas empreitadas.

Como diz o belo verso da música, a vida é Trem Bala, parceiro! Comece agora a se preparar. Se já começou, aperfeiçoe os estudos. Se já está em um nível avançado, controle a ansiedade, pois a grande hora está próxima. Vem com a gente!

Guilherme Buarque

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

15 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

18 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

18 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

18 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

18 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

19 horas atrás