Divulgamos hoje comentários do Informativo 849 do STF.
Nessa rodada os Professores Fábio Dutra, Hebert Almeida, Renan Araújo e Paulo Guimarães analisaram diversos julgados relevantes.
Em Direito Tributário, de acordo com o Prof. Fábio Dutra o STF decidiu que, havendo previsão na Constituição Federal (ADCT, art. 91), apontando para a Lei Kandir, não cabe ao Judiciário alterar disposição constitucional já existente sobre o tema.
Em Direito Administrativo, o Prof. Herbert Almeida analisou a proposta de cancelamento da Súmula Vinculante 5. Fique atento!
Em Direito Processual Penal, o Prof Renan Araújo analisa, entre outros, julgado do STF sobre os limites da diligência do mandado de busca e apreensão e a possibilidade de apreensão de objeto entregue espontaneamente, mas que eventualmente não conste do mandado. Analisou ainda, a possibilidade ou não de formulação de quesitos e indicação de assistente técnico, pelo indiciado, durante o inquérito.
Em outro julgado na área do Direito Processual Penal, o Professor trata da questão do desentranhamento das peças processuais que façam referência a exame pericial considerado ilícito.
Em Legislação Penal Extravagante, o Prof. Paulo Guimarães analisa interessante julgado que aborda requisitos para a configuração do crime de racismo. Em outro julgado analisa a decisão do STF que permite a diminuição da pena independentemente da qualidade de droga apreendida quando preenchidos os requisitos do art. 33, §4º, da Lei 11.343/2006.
Em um julgado fundamental para os concursos jurídicos em 2017, temos nova análise do Prof. Renana Araújo, agora em Direito Penal, que discute a atipicidade da conduta de aborto quando realizada no primeiro trimestre da gestação. Fique atento!
Antes de mais nada, lembro que você pode receber nossos informativos diretamente no seu e-mail! INSCREVA-SE AQUI!
Leia os comentários clicando no link a seguir:
Convidamos você também para curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook e acompanhar nossos conteúdos gratuitos!
Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse
Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:
Cursos para Procurador Federal
Cursos para Procurador do BACEN
Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo!
Grande abraço
Concurso Dataprev: Convocados 122 Aprovados em 1ª Fase para 7 Estados
Os futuros certames de segurança pública terão duas bancas diferentes; 3,2 mil vagas foram autorizadas…
Novo Concurso PC PE será organizado pelo Cebraspe e contará com 1.315 vagas! O Cebraspe…
Instituto AOCP é a banca organizadora do novo Concurso Bombeiros PE com 570 vagas! O…
Instituto AOCP foi definido como banca organizadora do novo edital do Concurso PMPE; oportunidades serão…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…