Concursos Públicos

Geografia – Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – prova comentada

Olá galera do Estratégia Concursos,

Seguem os comentários das questões de Geografia da prova do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – Soldado, aplicada no último domingo, realizada pela Objetiva Concursos.

Tudo o que foi cobrado na prova estava no nosso curso. Concordo com o gabarito preliminar da banca.

Vamos aos comentários:

 

21) A preocupação com o meio ambiente emerge como problema no Brasil a partir da década de 1960 como consequência do desenvolvimento industrial, da poluição e do crescimento da sociedade de consumo. Pode-se resumir de forma sintética algumas causas genéricas que levaram à aceleração da degradação ambiental a partir da década de 1960 no Brasil:
I- As teorias econômicas dos anos 50 que preconizavam a maximização dos benefícios monetários, sem preocupação com a renovação dos recursos.
II- A planificação e a gestão fragmentária e setorial dos recursos naturais sem ter em conta suas interações com todos os níveis ecológicos, sociais e econômicos.
III- A não inclusão do homem nos sistemas naturais.
Está(ão) CORRETOS(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e II.
d) Somente os itens II e III.
e) Todos os itens.

 

COMENTÁRIOS:

Todas as alternativas estão corretas, pois todas fazem parte do mesmo contexto, são complementares. A banca expõe os problemas de forma bastante romântica e, de certa forma, filosófica, mas são ideias que também são passíveis de uma visão mais científica e objetiva, dependendo da área científica utilizada para embasar tais questões.

I- Correto. Não somente no Brasil, como em todo o mundo, sempre se privilegiou a maximização do lucro, sem levar em consideração o esgotamento dos recursos naturais. Foi nas décadas de 1960 e 1970 que a questão ambiental emergiu como um problema global e que se passou a preconizar a questão da finitude dos recursos naturais e a sua preservação.

II- Correto. A natureza é uma rede complexa e interligada, e afetar uma de suas partes pode ter consequências no todo. Não havia uma visão de mundo “holística” e a preocupação com as gerações seguintes. Com a ascensão do pensamento ambientalista, essas questões entram em pauta.

III- Correto. Com o pensamento cartesiano, a natureza é algo externo ao ser humano, ela deve ser “domada”, “combatida”. Não se tinha a consciência de que alterar a qualidade dos recursos naturais afetaria, de alguma forma, a vida humana, por isso o homem não era incluído nos sistemas naturais.

Gabarito: E

 

22) “Os fusos horários se vinculam ao período de rotação do Planeta. Os fusos estão referidos ao Meridiano de Greenwich ou Meridiano Internacional de Origem (meridiano que passa sobre o antigo Observatório Real de Greenwich, em um subúrbio a leste de Londres), cuja longitude é de zero grau, e ao seu antemeridiano, a 180° deste, sobre o qual se localiza a Linha Internacional de Mudança de Data. Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação à origem, e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação à Greenwich.” FITZ, P.R. Cartografia Básica. 2008.

Em relação aos fusos horários presentes no território brasileiro, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O Brasil, a partir de 2013, passou a ter quatro fusos. O quarto e novo fuso compreende o Acre e o lado oeste do Amazonas, que têm menos cinco horas em relação à hora de Greenwich.

( ) O primeiro fuso engloba o arquipélago de Fernando de Noronha, arquipélago de São Pedro e São Paulo, ilha da Trindade e arquipélago Martin Vaz, com menos duas horas em relação à hora de Greenwich.

( ) O Estado de Santa Catarina está inserido no segundo fuso horário, ou seja, menos três horas em relação à hora de Greenwich.

a) C – C – C.

b) E – E – C.

c) C – E – E.

d) E – C – C.

e) C – E -E.

 

COMENTÁRIOS:

I- Correto. O Brasil, a partir de 2013, passou a ter quatro fusos. O quarto e novo fuso compreende o Acre e o lado oeste do Amazonas, que têm menos cinco horas em relação à hora de Greenwich.

II- Correto. O primeiro fuso engloba o arquipélago de Fernando de Noronha, arquipélago de São Pedro e São Paulo, ilha da Trindade e arquipélago Martin Vaz, com menos duas horas em relação à hora de Greenwich.

III- Correto. O estado de Santa Catarina está inserido no segundo fuso horário, ou seja, menos três horas em relação à hora de Greenwich.

Gabarito: A

 

23) Diariamente, os telejornais e os jornais, em seus serviços de previsão do tempo, mostram imagens de satélites onde se veem as posições das frentes frias e quentes e das áreas de instabilidade, acompanhadas de informações de interesse meteorológico. A cada dia a situação muda, e mesmo dentro de um mesmo período de 24 horas podem ocorrer alterações significativas, exigindo uma observação permanente para entender e, se possível, prever a variação dos elementos que compõem o complicado mecanismo do clima. São elementos constitutivos do clima:

I – Temperatura.

II – Umidade.

III – Pressão atmosférica.

IV – Maritimidade.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I, II e III.

c) Somente os itens I, III e IV.

d) Somente os itens II, III e IV.

e) Todos os itens.

 

COMENTÁRIOS:

São elementos constitutivos do clima a temperatura, umidade e pressão atmosférica. A maritimidade, junto com a continentalidade, latitude, altitude, entre outros, são fatores do clima, isto é, são fatores que atuam em uma determinada região alterando os elementos constitutivos do clima, a saber, a temperatura, umidade e pressão.
Gabarito: B

 

24) A atividade econômica do estado de Santa Catarina é caracterizada pela divisão em complexos. Com base nisso, é CORRETO afirmar que, no Sul Catarinense, destaca-se o complexo:
a) Têxtil.
b) Eletro-metal-mecânico.
c) Agroindustrial.
d) Mineral.
e) Tecnológico.

 

COMENTÁRIOS:

No Sul Catarinense, em cidades como Criciúma e Tubarão, é onde está maior concentração de indústrias de extração mineral e de produtos minerais do estado, em virtude das jazidas de carvão mineral, argila, bauxita e caulim.

O complexo têxtil se concentra na região do Vale do Itajaí; o complexo eletro-metal-mecânico se concentra na região Nordeste; o complexo agroindustrial está na região Oeste, ou Extremo Oeste; e o complexo tecnológico está na região litorânea, sobretudo em Florianópolis.

Gabarito: D

 

Sucesso no concurso!

Prof. Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Concurso Guarda Caruaru: edital publicado; 40 vagas

Foi publicado o edital do novo concurso Guarda Caruaru, no estado de Pernambuco. De acordo…

18 minutos atrás

Concursos TI 2024: as melhores oportunidades! [ATUALIZADO]

Panorama completo dos Concursos na área de Tecnologia da Informação A Tecnologia da Informação tem…

1 hora atrás

Concursos Contabilidade 2024: panorama completo!

As melhores oportunidades na área contábil A especialidade de contabilidade é uma que está constantemente…

1 hora atrás

Concursos Administrativos 2024: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

1 hora atrás

Concurso TJ MS: recursos para Analista Judiciário – Área Meio

As provas objetivas do concurso TJ MS foram aplicadas no último domingo (12/05) e aqui você poderá conferir…

2 horas atrás

Concursos SC: confira as seleções previstas para 2024!

Se você reside ou pensa em morar na região sul do país, o estado de…

3 horas atrás