Concurseiro, por se tratar de um assunto polêmico, convidamos o professor Rodrigo Assumpção para destrinchar com profundidade o tema. Se você pretende entender como está funcionado ou como deveria funcionar a execução penal nos tempos de pandemia, não perca está aula.
É impossível atrelar distanciamento social e o sistema carcerário por causa de um simples fato, as superlotações dos presídios brasileiros. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) as medidas de higienização deveriam ser feitas por todos durante a quarentena para que a disseminação do vírus (Covid-19) fosse controlada.
Mas, sabemos que dentro das unidades penitenciárias adotar essas medidas é um grande desafio, o que fez com que o Conselho Nacional de Justiça publicasse recomendação 62, a fim de conter a difusão do vírus dentro dos presídios, instruindo os magistrados a partir de uma análise do caso concreto a adotar medidas de revisão de pena, principalmente para pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, porém, a postura do CNJ foi alvo de críticas e não aplicabilidade pelos magistrados.
O assunto é extremamente delicado. Os magistrados e o Estado temem os riscos que eventualmente podem ser causados na sociedade com a flexibilização da pena durante o período de pandemia e por outro lado, ignorar que a propagação do vírus e as violações de direitos fundamentais dentro dos presídios têm acontecido, também não é a solução.
A pandemia escancarou mais ainda a realidade do sistema prisional brasileiro que está há anos em colapso. Portanto, banalizar o assunto não é ideal. Qual a saída? Prisão domiciliar para crimes menores? Regime semi-aberto em revezamento? São suposições que de fato não sabemos se resolveria, mas sabemos que do jeito que está muitas vidas serão perdidas.
Sistema de Questões – Execução Penal
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Estude com a maior assinatura jurídica! Cursos on‑line completíssimos em PDFs e videoaulas, com conteúdo teórico didático, legislação e jurisprudência analisados, resolução de inúmeras questões e resumos ao final de cada aula.
ACESSE: Assinatura Jurídica
Foram realizadas dia 7 de dezembro as provas discursivas do concurso Anvisa (Agência Nacional de…
O concurso Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no âmbito da 2ª edição do CNU (Concurso Nacional Unificado), oferta 30…
180 vagas foram solicitadas para um novo concurso Anatel O concurso ANATEL (Agência Nacional de…
ANS poderá contratar temporários a partir da lista de espera do CNU 2024 O concurso…
O novo concurso ANM (Agência Nacional de Mineração), que integra o CNU (Concurso Nacional Unificado)…
Concurso ANAC: órgão também solicitou um novo certame para 2026 com mais de 490 vagas!…