Categorias: Concursos Públicos

Estude em silêncio

 

Viajei algumas vezes para fazer concurso em outro Estado. Numa dessas ocasiões, acompanhado dos amigos de sempre, saímos do local de provas e, depois de alguma dificuldade, conseguimos um táxi rumo ao aeroporto. Junto a nós, um outro candidato – mochila nas costas, calça jeans e vade mecum – pergunta: “fizeram prova também, né?”.

Um dos meus amigos, sem pestanejar, responde: “NÃO! ESTAMOS PASSEANDO”. Senti uma vontade quase irresistível de dar uma boa gargalhada. Consegui me conter. O restante do trajeto até o aeroporto foi em completo e total silêncio.

Aqui uma valorosa lição que transmito a todos os meus coachees: estude em silêncio. O objetivo é evitar ou se afastar do que denomino de “Zé Urubu”, o famoso “olho gordo”, o “secador”.

Embora a ciência veja com desconfiança essa possível absorção de energia[1], o senso comum demonstra o contrário. Já percebeu que após conversar com determinadas pessoas, naturalmente, abaixamos a cabeça, colocamos os ombros para frente e cruzamos os braços? A sensação é de esgotamento.

Você é cético e “não acredita nessas coisas”. Siga o que disse Maradona: “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”.

Ok, frase dita por ex-jogador talvez não seja um bom argumento. Então, acredite em Nietzsche, que, em “Assim falou Zaratustra”, chamou o Zeca Urubu de “moscas venenosas”:

“Foge, meu amigo, para tua solidão. Vejo-te atacado por moscas venenosas. Refugia-te onde sopre um vento rijo e forte!

Foge para tua solidão. Vivias próximo demais dos pequenos e mesquinhos. Não levantes mais o braço contra eles! São inumeráveis e teu destino não é ser espanta-moscas! São inumeráveis esses pequenos e mesquinhos e mais de um altivo edifício foi visto desmoronar sob a ação dessas infinitas gotas.

(…)

Vejo-te picado pelas moscas venenosas, vejo-te arranhado e sangrando em muitos lugares. E teu orgulho nem uma só vez se quer encolerizar.

(…)

Muitas vezes, também se tornam amáveis contigo, mas foi sempre essa a astúcia dos covardes. Sim, os covardes são astutos!

Pensam muito em ti com sua alma mesquinha. Suspeitam sempre de ti. Tudo o que dá muito que pensar se torna inquietante.

Castigam-te por tuas virtudes. Não te perdoam, na verdade, senão as tuas faltas

Como és benévolo e justo, chegas a dizer: “Não têm culpa da mesquinhez de sua vida”. Mas sua alma tacanha pensa: “Aquele que vive uma grande vida é sempre culpado”.

(…)

Foge, meu amigo, para tua solidão, para onde sopre vento rijo e forte. Não é destino teu ser espanta-moscas”.

Ao alardear que estuda para concurso, uma consequência é fatal: você atrairá aqueles que torcem contra, que não querem vê-lo progredir. E esse comportamento, infelizmente, é do ser humano. O sucesso, de uma forma geral, incomoda. Sobre o tema, veja o que Leandro Karnal diz: https://www.youtube.com/watch?v=1ke15KLc0Ao.

Por esse motivo, durante a trajetória nos concursos, eleja poucos e verdadeiros amigos. Aos demais, diga – de maneira firme e direta – que parou de estudar, que resolveu fazer outra coisa…

Esse tipo de comportamento poderá causar uma momentânea injustiça, porque, certamente, alguém que deseja sua aprovação ficará privado das boas notícias. Mas, como disse, esse distanciamento é temporário e, se for seu amigo de fato, ele se alegrará com o seu êxito.

Vivi isso intensamente quando o Diário Oficial da União anunciou os candidatos convocados para a prova oral de procurador federal. Vários e queridos colegas me deram felicitações, que foram por mim prontamente rechaçadas. Disse que o tal Vagner Moreira Nunes que estava na lista era um homônimo, que eu já havia parado de estudar há tempos…

Só depois de confirmada a data da posse que passei a admitir a aprovação no cargo que hoje exerço. Essa atitude – a um só tempo – protege seu objetivo das moscas venenosas e filtra as verdadeiras amizades.

Pelo seu sucesso profissional e pessoal JAMAIS coloque o status de “estudando” no whatsapp, foto do livro ou do material que está lendo no Instagram ou Facebook. Estude em silêncio e deixe que sua aprovação faça barulho!

Discrição e bons estudos!

Abraços fraternos!

[1] https://super.abril.com.br/historia/pensamento-positivo/

 

Vagner Nunes

Ver comentários

  • Excelente, mais pura verdade!! O que mais tem por aí , são os chamados SECA PIMENTEIRAS!!
    Poucos realmente sentem-se felizes com o nosso sucesso!!
    Parabéns pelo artigo!!

  • Excelentíssimo artigo, me fez refletir e observar melhor sobre quem está a minha volta. Sempre fui muito "bobinha" , sempre disse aos ventos os meus planos e meus obejtivos e o que eu fazia para alcançá-los, com o tempo percebi que "os amigos" que me escutavam, não estavam felizes com o meu progresso, e percebi isso pois eu sempre os ajudava a progredir e quando eu precisava de alguma dica , algum livro, alguma referência que eles tinham, os mesmos simplesmente fingiam não o terem. Mas aprendi muito com isso. FICAR EM SILÊNCIO É A MELHOR FORMA DE EVOLUIR.
    Sem o "mau agoro" de quem só quer te ver lá embaixo.

  • Professor Vagner, gostei muito da dica. Já venho aplicando a um certo tempo. Sempre que me perguntam sobre concursos eu desconverso, e procuro conversar outros temas. Risos. Agora, o que fazer quando tem visita em casa e vê você no quarto estudando? rs

    • Júnior,
      seu local de estudo, especialmente no horário que você está estudando, é sagrado! Salvo urgência, ninguém entra!
      Se chegar visita peça, educadamente, para te esperar láaaaaaa na sala. Apareça na sala com cara de sono e diga que estava dormindo.
      hahaha
      Abraço!

  • Parabéns e Obrigado pelas dicas ! Eu já senti e ainda sinto isso ! Mas, estou aprendendo que "bico calado não entra mosca". Abraço.

  • Eu uso essa tática,aunda preciso despistar outras pessoas que insistem em saber fa minha vida.Eu vou repetir sempre:"Estou fazendo outras coisas "

  • Professor sempre fui a favor do silencio. Ainda mais se tratando de concursos públicos. Eu estudo em uma biblioteca pública e lá todos sabem que eu estudo para concursos. Na verdade todos os que estão ali também estão no mesmo caminho que eu. Agora eu pergunto pra vc. Como agir em uma situação como essa? Para dispistar o olho gordo?

    • Clara,
      se o ambiente for muito hostil, mude de biblioteca. Se não for possível, a quem perguntar, negue!
      Tenho um amigo que, em situação semelhante, espalhava na mesa dele na biblioteca livros de matérias que não são cobradas em concurso.
      Esse mesmo colega já mandou fazer uma capa preta e oca para colocar o livro de concurso dentro. kkk
      Proteja-se!
      Abraços

Posts recentes

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

2 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento…

2 horas atrás

2º Simulado Especial CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

3 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

3 horas atrás

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

20 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

22 horas atrás