Concursos Públicos

Segundo presidente do INSS, esse não é o momento para concurso

Em entrevista concedida ao jornal O Gobo, Leonardo Rolim, atual presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, além de debater sobre questões relacionadas ao instituto, também tratou acerca da chegada de um novo concurso INSS.

Para Rolim, o órgão tem a meta de se tornar uma grande agência social do governo, que será capaz de oferecer serviços de Previdência e trabalho. Mas, para isso, há a necessidade de servidores qualificados e realizações de concursos,. No entanto, essa não é uma opção no momento.

“Estamos em um processo de transformação digital. Concluindo esse processo, vou saber qual é o perfil de servidor que preciso e qual o quantitativo necessário. A partir daí, vejo o que vai acontecer nos próximos anos de aposentadoria e faço um planejamento de um novo concurso INSS. Vamos precisar fazer, mas agora não é o momento, disse o presidente.

Questionado sobre assumir uma das piores empresas públicas na prestação de serviços ao cidadão atualmente, Rolim lembrou da tradição do INSS de enfrentar desafios e vencê-los. Além disso, destacou os problemas e soluções entre os anos de 2005 e 2008.

Entre 2005 e 2008, havia o problema das filas, pessoas dormindo na frente do INSS para pegar uma senha. Foi criado o agendamento, as pessoas marcavam e eram atendidas rapidamente. Foi criada a gratificação por desempenho. O INSS passou a ter uma gestão orientada a resultados, foi instalado um painel de monitoramento que permitia saber quantas pessoas esperavam nas agências, que horas chegaram, quem cada servidor atendeu, em tempo real.

Mesmo com tantas novidades, a fila no INSS persiste, mas para Rolim, as análises serão reforçadas com a força-tarefa. A ideia é atrair os aposentados sem limite de contratação.

Outra medida que deve ser tomada é na melhoria na velocidade da internet e troca dos computadores. O objetivo é abrir licitação e ir adquirindo o que for necessário. Somente com essa mudança tecnológica, é esperado o aumento da performance em 20%, o que equivale a mais 1.200 pessoas na análise.

Mais informações: Concurso INSS


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CURSO INSS

Materiais Gratuitos INSS

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

Rubens Mauricio Corrêa

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

2 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

4 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

5 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

5 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

5 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

5 horas atrás