Categorias: Concursos Públicos

A eficiência das técnicas de estudo – PARTE 2

Olá pessoal !

   Dando sequência ao artigo da semana passada, hoje comentarei mais duas técnicas de estudo dentre as analisadas pela APS. 

   Lembrando que após apresentar a análise feita acerca de cada técnica, apresentarei uma sugestão pessoal, a fim de ajudá-los a extrair a máxima eficiência de cada uma delas.

 

Técnica n° 2: RELEITURA


 

Utilidade: baixa.

   A releitura, isoladamente, foi considerada como de baixa utilidade, comparada a outras técnicas. Porém verificou-se, também, que essa é uma técnica que não exige treino e nem habilidade, bastando ler de novo o conteúdo estudado. Além disso, ela se mostrou mais eficiente do que as marcações e os resumos. 
 

   SUGESTÃO: Apesar de classificada como de baixa utilidade, essa técnica pode ser mais eficaz se a releitura foi feita "logo" após a primeira leitura. Por isso a importância da revisão de 24h que nós, do coaching do Estratégia, sempre recomendamos aos nossos alunos. Além disso, a "intimidade" com o assunto pode fazer com que a releitura seja mais eficaz. E, por fim, é possível combinar (e potencializar) essa técnica com a interrogação elaborativa e a auto-explicação (que são classificadas como de eficácia moderada e podem – e devem – ser aplicadas por ocasião da primeira leitura).

 

Técnica n° 3: MNEMÔMICOS


 

Utilidade: baixa.

   Os mnemômicos são utilizados para ajudar o concurseiro a se lembrar de palavras ou características relacionados a um assunto. Normalmente usamos a primeira letra ou sílaba – nunca misturem as duas coisas – de diversas palavras para formar uma nova que vai nos servir "de chave" para lembrarmos do assunto. 
   É como o "LIMPE", contendo os princípios da administração pública, da foto. Ou o SoCiDiVaPLU, de direito constitucional. O problema maior desse método é que dependemos de haver palavras-chave fáceis de memorizar e que possam servir para criar os mnemômicos. Além disso, esse método é fraquíssimo para a memória de longo prazo.

 

   SUGESTÃO: Esse método pode ser útil quando queremos um material para aquela última revisada, curta, muito próxima à prova (já que ele é mais efetivo para a memória de curto prazo). Use-o apenas em casos bem específicos e que possam ser objeto de rimas, músicas, frases engraçadas ou afins.

 

Ficamos por aqui, pessoal. Na próxima semanas falaremos sobre mais duas técnicas. 

Aos que tiverem interesse, sigam o meu facebook e o meu canal do YouTube para mais dicas !

Abraços e até a próxima !

Rafael Rocha (Caverna)

Ver comentários

  • Professor, boa noite.

    Uso os Mnemônicos inclusive para os Princípios, Objetivos e princípios das Relações Exteriores (art. 4º CF se não me engano). Você acredita que pensei que eu que tivesse visto o tal do SOCIDIVAPLUR? É brincadeira? kkkk.
    Mas me ajudou muito em Processo Civil na parte das exceções da penhora, em férias no caso STF. STJ, STM, e outros tribunais superiores que só a eles cabem férias. Na verdade, sempre tenho que estar revisando, e penso que já está na hora de refrescar a matéria do último concurso, antes que apague mais alguma coisa. acho que ficarei sem assistir ás aulas por uns dias, para fazer isso.

    Grata.
    Sheila

    • "Você acredita que pensei que eu tivesse visto o tal do SOCIDIVAPLUR?"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. 
       

      Todos os métodos têm a sua utilidade. Nas "SUGESTÕES" que deixo, procuro dar uma dica pessoal que creio ser capaz de potencializar a eficiência da técnica. Você pode usar os mnemônicos, sem problema. Mas é bom deixá-los pra uma revisão mais em cima da prova ;)

      É sempre bom estar revisando. Valorizamos muito a revisão no nosso programa de coaching =)

      Abraço e bons estudos !

Posts recentes

Banca iminente! Veja as vagas do Concurso TCE RR

Cada vez mais estamos perto de presenciar a abertura de um novo edital de concurso…

15 minutos atrás

Prepare-se para o CNU; saiba os detalhes das provas!

Previstas para o dia 05 de maio, as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente…

15 minutos atrás

Concurso BNB divulga os gabaritos das provas. Confira aqui!

Com suas provas objetivas devidamente aplicadas neste último domingo, 28 de abril, foram divulgados os…

32 minutos atrás

Banca do concurso Sefaz RJ até maio; edital iminente!

A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ RJ) confirmou ao time do Estratégia…

33 minutos atrás

Concurso Polícia Penal PI tem gabaritos divulgados!

Após a aplicação das provas, foram divulgados no último domingo (28) os gabaritos preliminares do…

36 minutos atrás

Concurso Polícia Penal PI: gabaritos divulgados; confira!

Após as provas, foram divulgados os gabaritos do concurso Polícia Penal PI (Secretaria da Justiça…

1 hora atrás