Categorias: Concursos Públicos

DISCURSIVAS DE ADMINISTRAÇÃO: resposta da Questão 2

QUESTÃO 2

Analista – TRT8 – Ano: 2016 – Banca: CESPE – Disciplina: Administração Geral – Assunto: Planejamento estratégico

Um tribunal regional eleitoral elaborou o seu plano estratégico junto à cúpula de juízes. Do ponto de vista administrativo, o plano foi bem elaborado, no entanto a estratégia não está sendo alcançada. A maioria dos servidores não tem conhecimento da missão, da visão de futuro, dos valores, nem sabe associar ao plano estratégico as atividades que executa no dia a dia do órgão. O mapa estratégico passou a ser um mero cartaz sem significado nas paredes do tribunal.

Considerando que o princípio constitucional da eficiência vem ganhando cada vez mais destaque nos processos de gestão judiciária e administrativa das cortes judiciais brasileiras; e considerando ainda que, para o alcance da eficiência, é necessário que os órgãos do Poder Judiciário revisem suas estruturas, sua forma de funcionamento e, sobretudo, disponham de um plano bem estruturado para executar adequadamente a estratégia e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, redija um texto dissertativo a respeito do plano estratégico do tribunal do caso hipotético descrito. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

1 – Discorra sobre planejamento estratégico e sua finalidade. [valor: 10,00 pontos]
2 – Defina missão, visão e valores organizacionais. [valor: 10,00 pontos]
3 – Explique o que são objetivos estratégicos. [valor: 8,00 pontos]
4 – Aponte as possíveis falhas na execução da estratégia e as possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada. [valor: 10,00 pontos]

RESPOSTA ESPERADA:

O planejamento estratégico, metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, tem como principal finalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Esse tipo de planejamento compreende o processo de formulação de estratégias a serem utilizadas para se direcionar e se fortalecer o desempenho da organização. Nesse processo, define-se ou revisa-se a missão da organização, sua visão de futuro, seus valores e seus objetivos estratégicos, ou seja, formula-se a estratégia. O planejamento estratégico contribui para garantir maior eficiência e efetividade nas ações da organização.

A missão é uma declaração dos compromissos da organização. Na missão, define-se o negócio da instituição e indicam-se, de forma clara e sucinta, os objetivos da instituição. A missão de uma organização, privada ou pública, deve expressar com clareza a razão da existência dessa instituição.

Na visão, definem-se os objetivos da organização a longo prazo e propicia-se a criação de um clima de envolvimento e comprometimento dos colaboradores com o futuro da organização.

Os valores dizem respeito às virtudes desejáveis ou características básicas positivas que os responsáveis pela instituição querem preservar, adquirir ou incentivar e constituem fonte de inspiração no ambiente de trabalho. Valores são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização e que devem ser internalizados e incorporados por toda a equipe.

Os objetivos estratégicos devem expressar o resultado que se pretende alcançar, o que é essencial para o cumprimento da missão e o alcance da visão; são alvos prioritários e convergentes para a organização e encontram-se atrelados às questões estratégicas e à visão de futuro organizacional.

Apesar da grande importância do envolvimento da alta cúpula do órgão em todas as fases do planejamento, é de suma importância que haja o compartilhamento e o envolvimento de todos os servidores no plano estratégico. As falhas estão centralizadas, essencialmente, na falta de disseminação do plano e do envolvimento coletivo. As equipes de trabalho precisam estar cientes do significado de todos os elementos que compõem o plano bem como da forma como as atividades e os processos contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

As possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada incluem a disseminação e o envolvimento de toda a equipe na execução do plano em questão.

Adriel Sá

Ver comentários

Posts recentes

Concurso de Camocim: dois editais de concurso público lançados

A prefeitura de Camocim, localizada no Ceará, lançou dois editais de concurso público com objetivo…

3 minutos atrás

Guia de Estudos BRB — Analista de Tecnologia da Informação

Cadernos de Questões elaborados, por Matéria,conforme o Edital do Concurso BRB — Analista de Tecnologia…

14 minutos atrás

Concurso Fiocruz: veja os gabaritos preliminares!

Após a aplicação das provas, foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso Fiocruz. Ao todo,…

32 minutos atrás

Concurso Santa Maria: edital confirmado para 2024

A Prefeitura de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, anunciou oficialmente que realizará um…

35 minutos atrás

Concurso ISS Monte Alto SP: inscrições estão abertas!

Estão abertas as inscrições do concurso público ISS Monte Alto, em São Paulo. Os candidatos…

38 minutos atrás

Banca iminente! Veja as vagas do Concurso TCE RR

Cada vez mais estamos perto de presenciar a abertura de um novo edital de concurso…

1 hora atrás