Ministra do MGI fala sobre autorizações de novos Concursos Federais, chamadas de excedentes e convocações do CNU 2
Em entrevista ao programa “Bom dia, ministra” nesta quinta-feira (2), a titular do ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Esther Dweck, trouxe excelentes novidades sobre os concursos em âmbito federal.
Abaixo, com o objetivo de te deixar informado, você confere um resumo acerca de cada ponto principal.
CPNU 2: homologado recentemente, a expectativa é de que as nomeações (cargos sem curso de formação) tenham início já no início de maio.
Concursos em ano eleitoral: Esther ressaltou que a convocação dos concursos já homologados pode ser feita normalmente em 2026, inclusive durante o período eleitoral. O que é proibido é a homologação de concursos a menos de 3 meses das eleições.
Autorizações de novos concursos federais em 2026: a ministra afirmou que novas seleções podem ser autorizadas este ano, mas não deu muito detalhes: “A gente deve ter alguns concursos autorizados esse ano, mas poucos”.
Convocação de excedentes: por fim, Esther confirmou que novas chamadas de candidatos excedentes serão autorizadas em breve, dentre elas, cerca de 1,5 mil para a Polícia Federal. Outras áreas também devem ser contempladas, como agências reguladoras, área da saúde (em especial, para a Fiocruz) e área ambiental.
Conforme mencionado na entrevista, recentemente foi autorizada a convocação de 1.860 candidatos remanescentes da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado.
Essa nova rodada alcança 131 cargos de oito blocos temáticos e amplia a presença do Estado em áreas estratégicas da administração pública federal.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 333 vagas
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 312 vagas
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 215 vagas
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – 211 vagas
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – 200 vagas
Advocacia-Geral da União (AGU) – 184 vagas
Outros órgãos com vagas remanescentes incluem:
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os Concursos Federais, além das novidades sobre autorizações, convocações e excedentes, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Assinatura e cursos para Concursos Federais 2026:
Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira nossos artigos!
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
O edital do Concurso INPREVID oferece oportunidades para cargos de níveis médio e superior Foram…
Concurso Câmara Três Corações oferta oportunidades de níveis fundamental, médio e superior! Foram divulgados os…
Inscrições do Concurso PC MA puderam ser efetuadas até 24/08; veja neste artigo detalhes da…
A prova do ENARE 2026 para a Residência em Área Profissional da Saúde - Odontologia…
A prova do ENARE 2026 para a Residência em Área Profissional da Saúde - Psicologia…