Passaram a valer desde o dia 1º de junho as regras estabelecidas pelo Decreto nº 9.739 para que novos concursos públicos de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sejam autorizados pelo Ministério da Economia. Um dos critérios mais relevantes e prioritários é o encaminhamento da evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos pelo órgão solicitante.
O processo de solicitação do concurso deve constar, por exemplo, as movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias. Além disso, também deve ser apresentada a estimativa de aposentadorias, por cargo, para os próximos cinco anos. Entre os órgãos que já fizeram esse procedimento está o INSS, em nota técnica enviada ao então Ministério da Planejamento. O pedido de concurso para o INSS foi feito em 2015 e o Instituto aguarda desde então a autorização. Confira detalhes sobre o INSS…
Anualmente, os órgãos encaminham seus pedidos para a recomposição de sua força de trabalho até o dia 31 de maio. Após este prazo, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) examina todas demandas dos órgãos, de acordo com as prioridades e necessidades do governo federal. O objetivo deste trabalho é conciliar as solicitações com o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo exercício.
INFORMAÇÕES – Concursos 2019
Durante muito tempo, eu achei que estudar para concurso era basicamente ler, assistir aulas e…
Com seu último edital expirado (validade encerrada), a expectativa, agora, é de que a Receita…
Foi publicado o novo edital de concurso público da Prefeitura de Romelândia, município localizado no…
Edital do novo concurso PC PR é previsto para ser publicado ainda neste ano de…
O Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, divulgou portaria com aumento no valor do auxílio-escolar…
As provas objetivas do concurso da Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram…