Discursiva do Concurso Unificado PE será diferente a depender do nível de escolaridade
O Concurso Público Unificado do Estado do Pernambuco (CPU PE) está na praça e é uma das melhores oportunidades do momento.
Por isso, se você será um dos participantes dessa baita disputa, a chance de ficar à frente com estudos iniciados antes mesmo do fim das inscrições é enorme.
Para que você dê o primeiro passo nos seus estudos, é preciso, no entanto, conhecer melhor as principais etapas da seleção, como é o caso da prova discursiva.
Assim, o Estratégia decidiu te ajudar e trouxe os principais detalhes da avaliação discursiva no Concurso Unificado PE.
Lembrando que estão em disputa 460 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior, com salários que alcançam R$ 11,3 mil.
Para os cargos de nível médio será aplicada uma Prova Discursiva – Redação. O candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo autoral, coeso e coerente, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, a partir de proposta única sobre assunto de interesse geral, não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos.
A etapa será avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos. Considerar-se-á habilitado o candidato que tiver obtido nota igual ou superior a 60,00 pontos, incluindo os candidatos com deficiência.
Para os cargos de nível superior será aplicada uma Prova Discursiva – Estudo de Caso, 02 (duas) questões práticas.
Cada questão será avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos. Considerar-se-á habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 50,00 pontos.
O Concurso Unificado PE reúne as seleções públicas de nove órgãos estaduais e as unifica em um só certame.
Esta disputa, por sua vez, contempla um total de 460 vagas imediatas para cerca de 55 cargos de níveis médio e superior, em diferentes especialidades.
Apesar de carreiras e conteúdos programáticos diferentes, o concurso terá dois dias de aplicação das provas, na qual ocorrerá em 10 municípios distribuídos em todo o estado.
Durante o ato de inscrição, os candidatos interessados em um dos nove órgãos poderão escolher concorrer a até três cargos simultaneamente, desde que pertençam a blocos e períodos de prova diferentes.
De acordo com a secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, a iniciativa visa ampliar o acesso ao serviço público e tornar mais transparente e eficiente os processos seletivos de Pernambuco.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o Concurso Unificado PE (CUP PE), além da prova discursiva, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção.
Mais informações sobre o Concurso Unificado PE
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos as…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo abordaremos uma dúvida de grafia muito comum na língua…
Inscrição para o concurso PC ES 2025 pode ser realizada no site do IBADE! Atenção,…
E-books Estratégicos para o Concurso PC PI com 100% de desconto por tempo limitado O…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
O concurso SEMUS Nova Iguaçu (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro) oferece 452 vagas imediatas…