O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente, nesta quarta-feira (18), os projetos de lei que tratam da reestruturação e dos reajustes salariais das carreiras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).
As novas leis garantem a recomposição salarial para o ano de 2026 e promovem mudanças nas carreiras, mas tiveram trechos vetados pelo Executivo, especialmente aqueles que previam aumentos automáticos até 2029 e benefícios que poderiam gerar impacto acima do teto constitucional.
As sanções e vetos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).
Para os concurseiros que aguardam novidades sobre o concurso TCU, a principal informação é a manutenção do reajuste salarial previsto para 2026. As três carreiras contempladas terão atualização na remuneração já a partir do próximo ano.
Além disso, foram sancionadas medidas como:
Apesar da sanção parcial, Lula vetou os dispositivos que previam reajustes escalonados para os anos de 2027, 2028 e 2029.
Segundo o governo, a medida fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe a criação de despesas obrigatórias para além do mandato presidencial.
Também foram barrados:
No caso da licença compensatória, os projetos permitiam afastamentos remunerados por acúmulo de atividades, como plantões e auditorias, com possibilidade de conversão em valores financeiros.
Em alguns cenários, esses pagamentos poderiam ultrapassar o teto do funcionalismo, hoje fixado em R$ 46.366,19, o que motivou o veto presidencial.
Na prática, os vetos preservam apenas o reajuste imediato para 2026 e evitam aumentos futuros já previamente programados.
Para os candidatos, o cenário continua positivo: além da recomposição salarial, a reestruturação da carreira e a ampliação de cargos no TCU reforçam a expectativa de novos concursos e de fortalecimento do órgão nos próximos anos.
A nova legislação também atualizou o quantitativo de cargos efetivos da carreira do Tribunal de Contas da União. Ao todo, o órgão passa a contar com 2.687 cargos, distribuídos da seguinte forma:
Com a extinção gradual do cargo de auxiliar, o TCU consolida sua estrutura baseada exclusivamente em carreiras de nível superior, o que reforça a expectativa de novos concursos focados nos cargos de auditor e técnico.
A lei também traz as novas tabelas de vencimento básico para os cargos do TCU, já considerando a reestruturação da carreira.
Os valores não incluem as gratificações, como a GDAE e a Gratificação de Controle Externo, que podem elevar significativamente a remuneração final.
Auditor Federal de Controle Externo (40h semanais):
Técnico Federal de Controle Externo (40h semanais):
Quer saber mais informações sobre o concurso TCU 2026, além dos reajustes sancionados? Confira o artigo no link abaixo:
Saiba mais: concurso TCU
A concurso Sefaz SC (Secretaria da Fazenda de Santa Catarina) figura entre os certames mais…
Vetos incompatíveis com o teto constitucional de salários foram feitos! Resumo da notícia Presidente Lula…
Não perca as últimas atualizações: confira o andamento do Concurso INSS 2026 e as novidades…
Prefeitura de Carapicuíba tem novo edital de concurso na praça; inscrições abertas! Um novo edital…
A Prefeitura de Guarujá, em São Paulo, publicou novos editais destinados a contratação de professores…
Do bloco ao livro: o carnaval acabou, e agora começa a sua virada. Essa não é…