Concurso TCE MA é aguardado desde 2021; banca segue em definição
Aguardado há cinco anos, o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE MA) teve novos avanços e pode ter edital publicado em 2026!
Isso porque foi sancionada a Lei nº 12.787/2026 que altera o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos do Quadro de Pessoal Efetivo do Tribunal de Contas.
Dentre as mudanças, está a criação de 50 vagas para o cargo de Analista Estadual de Apoio ao Controle Externo, com exigência de nível superior e salário inicial de R$ 12.950,00.
Essa era uma etapa decisiva para a continuidade dos trâmites do concurso, que já se encontra, inclusive, na fase de escolha da banca organizadora.
Lembrando que, conforme já havíamos antecipado, instituições como FGV, Cebraspe, Instituto AOCP e o IDECAN estão na disputa pelo certame.
A expectativa inicial é de que sejam ofertadas no certame 118 vagas para Auditor (62), Técnico (55) e Procurador (1), mas, com a criação do cargo, é possível que mais vagas sejam ofertadas.
Ademais, o último certame foi realizado em 2005. À época, foram ofertadas 17 vagas mais formação de cadastro reserva para Analista de Controle Externo.
Ao longo deste artigo, você confere mais detalhes sobre a carreira no TCE MA, além de detalhes sobre como foi o último concurso público do órgão. Acompanhe através dos tópicos abaixo:
Após formação da comissão responsável pelo novo edital do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, foi alterada a sua composição. Veja abaixo:
Ademais, conforme já noticiado pelo próprio TCE MA, serão ofertados 118 vagas imediatas, 62 para Auditor e 55 para Técnico, além de 1 (uma) vaga para Procurador.
Foi sancionada a Lei nº 12.787/2026 que altera o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos do Quadro de Pessoal Efetivo do Tribunal de Contas.
Dentre as mudanças, está a criação de 50 vagas para o cargo de Analista Estadual de Apoio ao Controle Externo, com exigência de nível superior e salário inicial de R$ 12.950,00.
O quadro de pessoal fica composto pelas seguintes carreiras:
Em resposta do TCE MA à nossa equipe de jornalismo, foi informado de que, atualmente, o quadro profissional do tribunal conta com:
Técnico Estadual de Controle Externo: É atribuição do cargo o desempenho das atividades concernentes ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do TCE MA, de nível médio, bem como auxiliar o Auditor Estadual de Controle Externo no exercício de suas atribuições.
Auditor Estadual de Controle Externo: É atribuição do cargo o desempenho de todas as atividades de caráter técnico, logísticas e administrativas de nível superior, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do TCE MA.
Técnico Estadual de Controle Externo: certificado de conclusão do ensino médio e, se for o caso, habilitação legal específica, conforme definido no edital do concurso.
Auditor Estadual de Controle Externo: diploma de graduação em curso superior, devidamente reconhecido e, se for o caso, habilitação legal específica, conforme definido no edital do concurso.
Analista Estadual de Apoio ao Controle Externo: diploma de graduação em curso superior conforme definido no edital do concurso, devidamente reconhecido e, se for o caso, habilitação legal específica.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão é o órgão responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público do Estado e dos Municípios do Maranhão, em paralelo à atividade exercida pela Assembleia Legislativa e pelas Câmaras de Vereadores.
Além disso, o TCE MA emite opinião técnica sobre as demonstrações financeiras dos entes federativos maranhenses encerradas em 31 de dezembro de cada ano. Essa opinião técnica (parecer prévio) é peça essencial para o Poder Legislativo aprovar ou reprovar as contas do Chefe do Poder Executivo.
O último concurso público do Tribunal de Contas do Maranhão foi realizado em 2005 sob organização da Fundação Carlos Chagas, a FCC.
Na ocasião, foram ofertadas 17 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Analista de Controle Externo.
A seleção do certame foi realizada através de uma única etapa, sendo ela uma Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
Foram, no total, 100 questões de múltipla escolha de conhecimentos específicos.
Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse nota igual ou superior a 60 pontos.
A NOTA DE CORTE é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Para mais detalhes, acesse nosso artigo completo.
Conforme informado pela própria Ouvidoria do órgão, foram nomeados 46 candidatos, ou seja, quase três vezes mais que o quantitativo de vagas ofertadas.
DOWNLOAD do PDF 1. Legitimidade do Ministério Público na execução de tutela coletiva Destaque Uma…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…
Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…