Edital Sefaz SE fica mais próximo; Cebraspe é a banca!
Novidades que impactam o concurso Sefaz SE: o Governo de Sergipe encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar nº 6/2025, que altera a Lei Complementar nº 283/2016, responsável por regulamentar a carreira de Auditor Fiscal Tributário.
A proposta, cujo documento está disponibilizado logo abaixo, visa atualizar dispositivos legais, corrigir erros materiais em tabelas salariais e assegurar maior segurança jurídica ao próximo concurso público da área.
Entre os principais pontos da proposta estão a correção dos valores das referências 4, 5 e 7 da Tabela de Vencimentos dos Auditores Fiscais, além da atualização dos valores das referências 8, 9 e 11 aplicáveis ao período de janeiro de 2023 a junho de 2024.
As mudanças trazem correções nos vencimentos básicos do cargo, com incremento que ultrapassa R$ 5 mil em algumas referências, além de garantias que preservam os direitos já adquiridos pelos servidores, assegurando a irredutibilidade de seus benefícios.
O governo ressalta que essas alterações não configuram reajuste salarial, e sim correção de inconsistências, sem impacto direto para os servidores ativos.
A proposta também estabelece que os próximos concursos Sefaz SE para Auditor Fiscal sejam realizados para provimento de até 30% do total de cargos da carreira, o que permitirá maior regularidade nos certames e evitará nomeações massivas em um único edital.
Essa medida, segundo o Executivo, contribui para a renovação da força de trabalho e evita lacunas geracionais na administração tributária.
Outra alteração relevante é a mudança na forma de avaliação para fins de estabilidade no cargo. A apuração deixará de ser trimestral e passará a ser anual, simplificando o processo sem prejuízo à análise de desempenho dos servidores em estágio probatório.
O Governo do Estado defende que as mudanças vão ao encontro de uma gestão pública mais moderna, eficiente e valorizadora dos servidores da carreira fiscal, além de garantir maior segurança jurídica para os concursos públicos futuros.
A medida também trata da obrigatoriedade de provas discursivas nos editais. “De caráter eliminatório e classificatório, que consiste na prestação de provas objetivas e dissertativas para aferição de conhecimentos gerais e específicos, de acordo com os critérios estabelecidos em edital”.
Ou seja, o novo texto torna obrigatórias as provas discursivas (também chamadas de dissertativas) como parte da primeira fase do concurso, ao lado das provas objetivas.
Agora, com a aprovação na Alese, o projeto aguarda a sanção do governador para que as mudanças entrem oficialmente em vigor.
Vale lembrar que o Cebraspe foi oficialmente definido como a banca organizadora do mais novo concurso Sefaz SE!
Ao todo, estão confirmadas 10 vagas imediatas, além de 40 em cadastro reserva para o cargo de Auditor Fiscal Tributário.
Para mais informações sobre o concurso Sefaz SE, além do Projeto enviado à Alese para alteração na carreira de Auditor, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso Sefaz SE
Concurso Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja nesta artigo detalhes da prova discursiva!…
Último concurso Sefaz SC segue vigente até 2026; novo edital deve ser autorizado em breve!…
Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…
Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…
Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…