Segundo o documento, são ofertadas 30 vagas imediatas para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, principal carreira da secretaria e que exige nível superior de formação em qualquer área.
E o melhor: o salário inicial alcança patamares surpreendentes! Os valores chegam, apenas inicialmente, em R$ 32.971,87, acrescido ainda de verba indenizatória.
Não vai perder essa chance, não é? Então, faça a sua inscrição até o dia 27 de janeiro, através do site da banca, a FCC, ao custo de R$ 250,00.
Ademais, os candidatos do edital Sefaz MT terão de enfrentar provas objetivas marcadas para o dia 15 de março.
*É acrescido ao salário inicial a verba indenizatória.
Requisitos
Nível superior, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acompanhado de histórico escolar.
Atribuições
I. homologar e constituir, mediante lançamento, o crédito tributário sobre tributos de competência do Estado;
II. manifestar-se em Processo Administrativo Tributário – PAT;
III. participar como membro dos Órgãos de Julgamento de Processos Administrativos Tributários – PAT;
IV. controlar, acompanhar e proferir parecer em processos tributários;
V. executar quaisquer procedimentos fiscais para verificar o cumprimento das obrigações tributárias pelo sujeito passivo, podendo apreender mercadorias, livros, documentos e quaisquer bens móveis que comprovem indícios de sonegação ou ilícitos fiscais;
VI. executar plantão nas Unidades Operativas de Fiscalização, de Atendimento ao Contribuinte e/ou em outros Órgãos da Administração Pública, que atuem em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda;
VII. elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização e controle da situação cadastral ou econômico-fiscal, facilitando a aplicação dos métodos de gerenciamento das diretrizes e da rotina;
VIII. gerir informações econômico-tributárias:
IX. prestar e/ou participar de equipes de consultoria e assessoramento técnico à administração fazendária;
X. formular, planejar e monitorar a implementação de políticas públicas na administração fazendária;
XI. representar a Secretaria de Estado de Fazenda junto a Órgãos ou grupos de estudo no âmbito nacional ou internacional, relacionados à administração financeira e/ou tributária.
Edital Sefaz MT: etapas de provas
Os candidatos serão avaliados da seguinte forma:
Prova Objetiva (P1), composta por questões de conhecimentos gerais e básicos, de caráter habilitatório e classificatório; e
Prova Objetiva (P2), composta por questões de conhecimentos específicos, de caráter habilitatório e classificatório.
Prova objetiva
Com duração de 4 horas, as provas objetivas serão aplicadas na cidade de Cuiabá/MT, no dia 15 de março, nos turnos da manhã e tarde.
As avaliações serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, sendo 5 alternativas de resposta e apenas uma considerada a correta.
Prova Objetiva – P1 (manhã)
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa 10
Raciocínio Lógico 10
Geografia e História Política de MT 10
Conhecimentos Básicos
Direito Tributário 15
Economia e Finanças Públicas 05
Auditoria 10
Estatística 07
Noções de Direito: Administrativo, Constitucional, Civil, empresarial e Penal 08
Inglês 03
Princípios da Ética e Filosofia 02
Prova Objetiva – P2 (tarde)
Conhecimentos Específicos
Tecnologia da Informação 45
Legislação Tributária Estadual 15
Contabilidade Geral e de Custos 10
Matemática Financeira 10
A nota das Provas Objetivas no concurso corresponderá à nota ponderada das notas obtidas em cada prova (Prova Objetiva 1 e 2), atribuindo-se:
a) peso 1 (um) à nota da Prova Objetiva 1 de Conhecimentos Gerais e Básicos – total de 80 pontos.
b) peso 2 (dois) à nota da Prova Objetiva 2 de Conhecimentos Específicos – total de 160 pontos.
Será considerado habilitado nas Provas Objetivas 1 e 2 do edital Sefaz MT o candidato que concomitantemente:
a) Tiver obtido percentual mínimo de acertos de 60% (sessenta por cento) na Prova Objetiva 1 (Conhecimentos Gerais e Básicos)
b) Tiver obtido percentual mínimo de acertos de 60% (sessenta por cento) na Prova Objetiva 2 (Conhecimentos Específicos)
c) Tiver obtido percentual mínimo de acertos de 70% (setenta por cento) no conjunto das Provas 1 e 2;
d) Não zerar nas disciplinas: Direito Tributário, Auditoria, Tecnologia da Informação, Legislação Tributária Estadual e Contabilidade Geral e de Custos.
Guia de estudos
Acesse no link abaixo os Cadernos de Questões elaborados, para cada matéria, conforme o conteúdo programático previsto para o edital da Sefaz MT:
Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.