As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, caso seja necessário. Mas o que acontece se o candidato a concurso público não votar?
Em regras gerais, o candidato que for aprovado em concurso público e não tiver votado pode ser impedido de tomar posse no tão almejado cargo público.
Além disso, em alguns casos, o candidato o que não votar ou não regularizar sua situação eleitoral pode ser impedido de se inscrever no edital e, caso consiga se candidatar, poderá ser eliminado durante a seleção.
A regra vale para todas as carreiras, principalmente nas áreas policiais e jurídicas em que existe a fase de investigação social.
Caso o candidato seja aprovado, mas não tenha votado, é possível apresentar um recurso administrativo para a banca organizadora do certame. E, caso o recurso seja negado, a última opção de revisão seria apenas por via judicial.
Importante destacar que não existem garantias de deferimento por parte da autoridade judiciária.
O aconselhável é que o candidato esteja atento às regras do edital e, principalmente, em dia com as obrigações eleitorais.
Os editais de concurso público costumam ser claros em relação aos pré-requisitos que devem cumprir para se inscreverem ou para tomarem posse no cargo.
Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…
Está se preparando para o concurso de Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 e…
O concurso da Prefeitura de Barueri, em São Paulo, oferta 10 vagas. As oportunidade são…
Olá, concurseiro! Hoje, vamos fazer um curto e objetivo resumo sobre artigos: uma matéria muito…
O mais novo edital de concurso público da Seduc RO (Secretária de Estado da Educação…
A Secretária de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC RO) oferta de 6.357 vagas de…