Concurso Polícia Federal. Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é o professor Julio Cardozo, Auditor Fiscal e professor de Contabilidade do Estratégia Concursos. Hoje, dia 15/01, foi publicado o tão aguardado edital da Polícia Federal com 1500 vagas! Talvez seja o maior concurso público de 2021 e estou aqui para podermos te apresentar dicas sobre uma das disciplinas mais importantes desse concurso: Contabilidade Geral.

Como Estudar Melhor Contabilidade PF?

Concurso Polícia Federal: Edital da Polícia Federal na área e muita a nossa disciplina mais uma vez será cobrada, mas como aconteceu em 2018, Contabilidade será um diferencial para sua aprovação!

Para o cargo de Agente de Polícia, serão 24 questões! Isso mesmo! Um bloco inteiro com vinte quatro questões e para o cargo de escrivão devemos ter 12 questões. Assim como aconteceu no concurso anterior, pois ela divide um bloco de 24 questões com Arquivologia, ou seja, percebam como a nossa disciplina será importante. Concurso Polícia Federal

Então, a primeira pergunta que nos vem à mente é:

É possível fazer uma boa prova de contabilidade? É possível quebrar a banca em contabilidade para a PF?

Concurso Polícia Federal A resposta é SIM! É claro que você não vai sair um mestre da ciência contábil, mas para fazer uma excelente prova é sim bem possível. (Vale lembrar que o conteúdo exigido aqui não é do mesmo nível da área fiscal ou controle, por exemplo). E aqui é um papo sincero com vocês, sem ilusões.

Nós, aqui no Estratégia, estamos fazendo um curso completo para a Polícia Federal. As aulas em PDFs na medida necessária para o que esperamos desse concurso e estão recheadas de questões recentes e com os últimos entendimentos da banca sobre os mais diversos tipos de assuntos.

Então, vamos dar algumas dicas rápidas para que você possa aprender Contabilidade mais rápido e faça uma boa prova. Depois, vamos fazer uma rápida análise dos pontos mais cobrados pelo CESPE:

Contabilidade PF: dicas de aprendizagem

Dica 1: Saiba o que cai na sua prova e qual a extensão.

Apesar do edital ser extenso, o CESPE tem alguns pontos preferidos de cobrança. Vamos falar melhor sobre eles abaixo.

Dica 2: Tenha em mente que a disciplina por vezes é complexa (não há como negar isso) e a perfeita compreensão para concursos demanda tempo e paciência.

Você vai levar um tempo para entender algumas convenções e mecanismos contábeis, bem como entender algumas expressões próprias. Mas você quer fazer parte da mais importante instituição policial do Brasil, terá que superar isso! Estamos juntos.

Dica 3: Saiba que a contabilidade é uma ciência com convenções próprias.

Quando nós estamos estudando a contabilidade pela primeira vez, é difícil entrar na cabeça expressões como, por exemplo, débito e crédito, apropriação. Entretanto, quando você entende que a disciplina tem convenções próprias, isso se torna bem mais fácil.

Dica 4: Leia a disciplina pela primeira vez por completo.

Essa é uma dica importante. Leia a primeira vez, mesmo que você não compreenda 100% e seu percentual de acertos não esteja ainda no nível esperado. Depois, você volta para uma segunda leitura e tudo ficará mais fácil.

Dica 5: Conheça a banca que fará a sua prova. Cada uma das bancas tem um estilo peculiar de cobrança.

O CESPE gosta muito de repetir as questões. Ele tem um estilo bem próprio de cobrar questões. Mas os assuntos presentes vamos dizer se repetem com quase que 80% de chance. Nesse ponto, esperamos uma prova nos mesmos moldes do concurso anterior até porque o edital é exatamente o mesmo.

Dica 6: Faça questões e simulados rotineiramente.

Assim como é importante treinar em outras matérias, na contabilidade não é diferente. Para ganhar tempo, agilidade e conhecimento, faça muitas e muitas questões.

Dica 7: Use os vídeos do Mestre Silvio Sande

O cara é uma lenda do ensino da Contabilidade para concursos e já preparou muitos conteúdos em vídeo para vocês “brocarem” na prova. Além disso, mais conteúdos estão a caminho.

Dica 8:  Nesse pós edital, estude contabilidade todos os dias.

Eu sei que você tem MUITA COISA para estudar, mas dê uma atenção especial para a Contabilidade. É melhor separar uma carga pequena, mas diária, do que concentrar um único dia da semana e estudar 5 horas seguidas. Faça pequenos blocos, mas diários e você verá a sua evolução.

Dica 9: Utilize o fórum de dúvidas (dos cursos) ou nosso grupo de estudo do telegram :

https://t.me/contabilidadepolicial

Dica 10: Tenha paciência e saiba que essa é uma etapa necessária na vida e, depois da aprovação, a vida melhora E MUITO!

Vistas essas dicas para você amadurecer na contabilidade, vamos ver o que mais vem caindo nas provas do CESPE.

O que o esperar da prova de Contabilidade PF?

Eu, Julio Cardozo, acredito, sinceramente, que o nível da prova será o mesmo da prova de 2018 e isso nos ajuda muito.Baseados nessa análise, gostaríamos de fazer alguns comentários:

Edital Esquematizado Contabilidade PF!

Vejamos a nossa ementa:

CONTABILIDADE GERAL:

1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.

3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos.

4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos.

5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas.

6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa.

7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens.

8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição.

10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição.

11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

O que eu preciso saber desses pontos?

1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

– Conceito, saber o objeto e qual a finalidade.

– Saber quem são os usuários primários das demonstrações contábeis.

2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.

O que é situação líquida e quais os tipos de situação líquida. Outro tema bastante cobrado.

3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos.

Aqui com certeza teremos questões.

Saber o que é um fato permutativo, o que é um fato modificativo e um fato misto.

Uma dica: pagamento/recebimento de duplicatas/clientes com juros/desconto é sempre um fato misto.

4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos.5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 

O CESPE gosta muito de explorar o conceito de conta.

Como as contas aumentam e diminuem. Inclusive as contas retificadoras.

Lembre-se, por exemplo, de que quando o saldo de uma conta retificadora aumenta, o respectivo grupo diminui.

6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa.

Aqui é saber fazer os lançamentos. Há uma aula específica para isso em nosso curso.

Saber que a contabilidade é pelo regime de competência, exceto a DFC, que é pelo regime de caixa. Isso foi cobrado pelo CESPE também.

Sobre os livros de escrituração, dar uma boa ênfase ao livro diário e razão.

O livro razão só é obrigatória para contribuintes do lucro real e está dispensado de autenticação.

7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens.

Aqui não tem jeito. É conhecer as contas, principalmente a parte dos juros. Antes das alterações contábeis. Essa parte de juros era reconhecida muitas vezes diretamente na DRE. Agora, é regra utilizarmos a conta encargos a transcorrer e mandar para o resultado de acordo com o regime de competência.

8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração.

Conhecer o funcionamento do balancete é importante. TEMA QUENTE PARA SUA PROVA. Conhecer a função do balancete, tipos (2,4,6 e 8 colunas). Grandes chances de cair.

9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição.

O tema que mais tem sido cobrado pelo CESPE em suas provas é BALANÇO PATRIMONIAL, mas, professor, o que especificamente a banca tem exigido em suas provas? Pessoal, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais importante e CESPE tem cobrado a sua estrutura e elaboração com detalhes, vejam:

– Definição e classificação de elementos do Ativo, Passivos e Patrimônio Líquido;

– Diferenciação entre Circulante e Não Circulante;

– Funcionamento das contas do Patrimônio Líquido: Reservas de Lucros (todas as reservas já apareceram em provas), Reservas de Capital, Ações em Tesouraria e Ajuste de Avaliação Patrimonial (o Cespe tá de olho nessa conta!);

– Literalidade da lei 6404/76 e CPC 26;

– Notas Explicativas;

– Também tem sido muito comum a apresentação de um balancete de verificação com diversas contas e a questão solicita o valor de elementos com Ativo Circulante, Imobilizado, Passivo Exigível e etc.

10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição.

Aqui é conhecer a estrutura da DRE, principalmente a parte inicial. Existem duas composições para a DRE: uma pela Lei 6.404 e outra pelo CPC 26. É necessário decorar a diferença entre as duas.

11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Outro ponto que merece destaque é a cobrança dos chamados CPCs. É aqui que mora o mundo.

Aqui está a problemática. Esse ponto dá brecha para a cobrança de qualquer assunto dentro da contabilidade. Eu acredito que isso vá acontecer? Não, mas a possibilidade está aí!

Os principais CPCs, para quem quiser estudar são: CPC 00, 01, 04, 16, 25, 26,27. Acredito que esses sejam os mais corriqueiros e com maior possibilidade de aparecer. Apresentaremos nas aulas apenas os pontos principais desses pronunciamentos! Não entendo ser necessário estudar

12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

Aqui, é engraçado, é uma norma de Contabilidade Pública. Esse conteúdo será apresentado no curso do professor Gilmar Possati.

Como Resolver Questões de Contabilidade do CESPE?

Reforçamos que a banca Cespe é uma das mais respeitadas do Brasil, tida por alguns professores como a melhor banca de concursos do país. Obviamente, comete erros, apresenta entendimentos, por vezes, contraditórios sobre o mesmo tema, mas concordamos que ela tem feito um excelente trabalho na elaboração de suas provas.

Para começarmos a entender o “jeito Cespe” de cobrança, a primeira dica que queremos deixar para resolver questões Cespe na Contabilidade PF, especificamente para questões de “Certo ou Errado”, é:

Procure o erro!

Pessoal, essa dica eu recebi quando estudava para concursos do Cespe e FEZ TODA DIFERENÇA NA HORA DE RESOLVER QUESTÕES!

Ao ler uma assertiva do Cespe, veja se você consegue encontrar algum erro no que ela está afirmando e pensando dessa maneira você irá resolver as questões com maior facilidade. Além disso, veremos em algumas assertivas que são bem “grandes”, mas se encontramos um único erro, já é suficiente para considera-lo errado.

Como consequência desse modo de análise, algumas características são comuns em questões do Cespe, por exemplo:

– Um item “incompleto” ou a existência de algumas exceções NEM SEMPRE tornam o item errado;

– Temos que ter cuidado com expressões do tipo: “SEMPRE”, “NUNCA”, “DEVE” etc.

É isso, pessoal!

Por fim, quem quiser, acompanhe os nossos projetos de dicas no Instagram (@profjuliocardozo)! Está bem legal.

Aproveitem também para conhecer os nossos cursos do Estratégia Concursos: http://bit.ly/2Lr97M5

Professor Julio Cardozo (@profjuliocardozo)

Telegram: https://t.me/contabilidadepolicial

Júlio Cardozo

Posts recentes

Concurso Ribeirão Cascalheira MT: fim das inscrições

Estão encerradas as inscrições para a prefeitura de Ribeirão Cascalheira, no estado do Mato Grosso.…

23 minutos atrás

Concurso Taboãoprev: novo edital publicado para Contador!

Um novo edital do concurso Taboãoprev foi publicado. São ofertadas duas vagas, mais oportunidades em…

31 minutos atrás

Saiba o que pode ou não levar no dia da prova do CNU!

Ansioso para a etapa mais importante do Concurso Nacional Unificado (CNU)? Então, confira o que…

41 minutos atrás

Concurso Artur Nogueira: fim das inscrições; salários até R$ 16 mil

Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Artur Nogueira, São Paulo. As oportunidades…

48 minutos atrás

Concurso CGDF homologado! LDO prevê 50 nomeações

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa do DF uma alteração na Lei de Diretrizes…

56 minutos atrás

Concurso Caixa: inscritos não poderão fazer anotações no caderno

Em retificação publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União, é notificada…

1 hora atrás