Policial (PM/BM - Oficial)

Concurso PMMG: decisão do TJMG derruba suspensão

Concurso PMMG 2026 retorna após decisão, liminar de suspensão foi cassada pelo TJMG

O Concurso PMMG (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) pode retornar a qualquer momento suas atividades, após suspensão temporária.

Isso porque uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ MG) desta quarta-feira (08) derruba a liminar que paralisava o certame.

Lembrando que a suspensão era referente a uma divergência legal sobre a reserva de vagas para cotas raciais.

Segundo a decisão proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, o Estado de Minas Gerais descumpriu normas vigentes ao publicar editais que previam apenas a ampla concorrência.

Os principais fundamentos que sustentaram a suspensão foram:

  • Violação do Estatuto da Igualdade Racial de MG: A Lei Estadual nº 25.150/2025 estabelece que a população negra e comunidades tradicionais têm direito à igualdade de oportunidades no acesso a cargos e empregos na administração pública direta e indireta;
  • Aplicação de Percentual por Analogia: O magistrado determinou que deve ser aplicado o percentual de 30% de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Essa porcentagem baseia-se na Lei nº 15.142/25, aplicada ao caso por analogia para garantir a eficácia do direito à inclusão;
  • Decisão do STF (ADC 41): A Justiça reforçou que o Supremo Tribunal Federal já validou a constitucionalidade da reserva de vagas em concursos públicos, tornando-a um requisito que deve ser observado pela administração estadual;
  • Risco de Prejuízo ao Erário e aos Candidatos: A manutenção do concurso sem as cotas poderia causar gastos desnecessários aos cofres públicos com futuras anulações de etapas e impediria o exercício imediato do direito por candidatos cotistas, gerando exclusão indevida.

A expectativa, então, é de que as datas do atual cronograma não sejam alteradas, com a intenção de homologação o mais cedo possível para garantir segurança jurídica.

Concurso PMMG 2026: edital oferece 120 vagas

Lembrando que estão sendo oferecidas 60 vagas imediatas para o cargo de Oficial e 60 vagas para o cargo de Oficial de Saúde (nas áreas de Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Medicina), com salários de R$ 11.547,07.

No mês de março, inclusive, foram divulgados diferentes resultados e convocações para as respectivas etapas dos candidatos aprovados.

Quer saber mais sobre o concurso PMMG, além de que o TJMG derrubou a suspensão? Então, acesse nosso artigo na íntegra com todas as informações:

Saiba mais: Concurso Polícia Militar MG


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.

Posts recentes

Sequência de Fibonacci

Aprenda os conceitos essenciais sobre a sequência de Fibonacci com um resumo para as principais…

1 hora atrás

Créditos acumulados de ICMS-SC

Fala, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos tratar de outro tema que certamente estará…

4 horas atrás

Direito de greve dos servidores públicos

Hoje, vamos entender tudo sobre o direito de greve dos servidores públicos. Direito de greve…

4 horas atrás

Estudos de longo e curto prazo

O presente artigo procura classificar os estudos para concurso público, utilizado para prestar provas de…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial TCE SC – área de TI

Neste domingo, 24 de maio, são aplicadas as provas do concurso TCE SC. Segundo o edital,…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial TCE SC – Ciências Contábeis

Neste domingo, 24 de maio, são aplicadas as provas do concurso TCE SC. Segundo o edital,…

7 horas atrás