Categorias: Concursos Públicos

Concurso PMAl Possíveis recursos em Geografia

Olá Pessoal. Temos duas questões do concurso PMAl em que há possíveis recursos em Geografia. As questão sobre Reforma Agrária provavelmente a banca será sensível e deve anulá-la tranquilamente e a sobre os impactos do turismo, correlacionou de forma errada os impactos causados diretamente pela atividade. Vamos lá pessoal:

(CESPE – PM-AL / 2018) A reforma agrária, reivindicação de origem burguesa em países como Inglaterra e França, transformou-se, no Brasil, em uma reivindicação dos trabalhadores rurais sem terra.

Gabarito: C (Gabarito Oficial)

Comentários. Está Errada. Já na Revolução Francesa, de caráter burguês, existiram propostas de Reforma Agrária por Jacobinos, que não tiveram expressão pois ela questiona o direito de propriedade privada o que é totalmente contrário aos princípios burgueses,  o que não permite dizer que a origem é burguesa. As ideias coletivistas e cooperativistas são identificadas deste o século XVIII com os socialistas utópicos como Saint Simon e Charles Fourrier. Também está no cerne da discussão marxista pois assim que ocorresse a tomada de poder pelos socialistas o estado deveria eliminar a propriedade privada, destacadamente a reforma agrária. No Brasil tivemos na década de 50 as Ligas Camponesas e atualmente o MST que possui ideias influenciadas pelo socialismo.

(CESPE – PM-AL / 2018) As praias e demais áreas costeiras do litoral alagoano são exploradas pelo turismo, atividade que reorganizou o território e a economia local com a instalação de hotéis, condomínios e infraestruturas de acesso dos turistas às praias; no entanto, o turismo desordenado tem provocado problemas ambientais, como, por exemplo, a pesca predatória e a emissão de esgotos e outros resíduos para o mar.

Gabarito: C (Gabarito Oficial) 

Comentários. A ideia central de que a atividade turística aumenta a pressão sobre o meio ambiente, mas os impactos do turismo podem ser observados principalmente na ocupação da orla por redes hoteleiras que colaboram para a produção de lixo e esgoto. Os ecossistemas marítimos -Corais e Mangues- são destruídos pela concentração urbano industrial nas regiões litorâneas.  No entanto o comando da questão são impactos que são gerados pelo turismo e os principais responsáveis pela emissão de esgotos são as industrias e a pesca predatória não tem fins turísticos.

É isso aí. Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Sergio Henrique

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

12 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

14 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

14 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

14 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

15 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

15 horas atrás