concurso pc go 2018
Com o avanço na organização do concurso PC GO Delegado 2018 é fundamental já começar a se preparar antes da publicação do edital.
Em fevereiro de 2018 a Universidade Estadual de Goiás foi escolhida para organizar o certame e em março foi designada a comissão para acompanhar todo o andamento do concurso.
Uma das formas de elaborar um plano de estudos pré-edital é analisar detidamente a estruturação dos concursos passados, como etapas, conteúdos cobrados e forma das provas.
Para auxiliar você nessa empreitada, eu preparei um estudo do edital do último concurso para Delegado da Polícia Civil de Goiás, organizado pelo Cebraspe/Cespe, publicado em 2016.
Embora este concurso tenha sido suspenso , o edital do certame ainda é um ponto de referência para o nosso estudo.
O concurso que precedeu o de 2016, datado de 2008, foi organizado pela Universidade Estadual de Goiás. Nós também vamos avaliar como a organização deste certame se aproxima e se afasta do planejado para 2016.
Vamos lá?
Clique aqui para assistir ao aulão de aquecimento para o concurso PC GO
O cargo de Delegado da Polícia Civil de Goiás é privativo de bacharel em Direito, conforme prevê o §1º do artigo 48 da Lei Orgânica do órgão (Lei 16.906/2010).
Este certame, suspenso judicialmente em junho de 2017, teve somente a prova objetiva aplicada.
O concurso planejado para 2018 visa preencher o grande déficit na carreira que se acumula desde a nomeação de todos os aprovados do certame de 2008.
À época, foram ofertadas 36 vagas para provimento imediato, com remuneração inicial de R$ 15.250,02 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
1) Prova objetiva (eliminatória);
2) Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
3) Avaliação médica (eliminatória);
4) Avaliação de aptidão física (eliminatória);
5) Exame psicotécnico (eliminatório);
6) Avaliação da vida pregressa e investigação social (eliminatória);
7) Curso de formação profissional (eliminatório classificatório);
8) Avaliação de títulos (classificatória).
Esta prova, com 100 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas foi dividida em duas partes, uma de conhecimentos básicos e outra de conhecimentos específicos.
Os conhecimentos básicos perfaziam 15 questões e compreendiam as seguintes disciplinas:
Língua portuguesa, com 8 questões; e
Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás e do Brasil, com 7 questões.
Os conhecimentos específicos, compreendiam 85 questões, distribuídas da seguinte maneira entre as disciplinas:
Criminologia: 4
Medicina Legal: 6
Legislação Estadual: 4
Direito Penal: 5
Direito Processual Penal: 10
Legislação Penal e Processual Penal Extravagante: 18
Direito Constitucional: 9
Direito Administrativo: 10
Direito Civil (4) e Empresarial (2): 6
Direito Tributário: 5
Direito Ambiental: 4
Direito Eleitoral: 4
Esta prova teve o valor total de 100 pontos, sendo atribuído 1 ponto para as questões assinaladas em concordância com o gabarito, 0 para as não assinaladas e -0,25 ponto para as questões em discordância com o gabarito.
Para não ser eliminado, o candidato deveria atingir as notas mínimas de 3 pontos na parte de conhecimentos básicos, 26 pontos na parte de conhecimentos específicos e 30 pontos no total da prova.
Cumpridos esses requisitos, era necessário estar entre as 136 melhores notas da lista de ampla concorrência ou entre 8 melhores notas da lista de candidatos com deficiência, para ser convocado para a prova discursiva.
Esta etapa do certame, com valor total de 200 pontos, contemplou duas provas, com 10 questões discursivas cada:
As duas provas foram aplicadas no mesmo dia em dois turnos (manhã e tarde), cada um com duração de 4h e 30min.
As questões deveriam ser respondidas dentro do limite de 15 linhas. A P3 contemplaria 8 questões de Direito Penal e Processual Penal e duas questões de Direito Civil.
Já a P4 compreenderia 8 questões de Direito Administrativo e Constitucional e 2 questões de Direito Civil.
As questões nas duas provas teriam o valor individual de 10 pontos.
Para ser classificado para a etapa seguinte, o candidato deveria atingir a nota mínima de 50 pontos tanto na P3 quanto na P4.
Para ser convocado para a fase de avaliação médica, o candidato deveria estar entre os 51 de melhor pontuação na lista de ampla concorrência e os três primeiros colocados na lista reservada a candidatos com deficiência.
Após a publicação do resultado da prova discursiva, os candidatos aprovados seriam convocados para três fases de caráter eliminatório antes de participarem do Avaliação da vida pregressa e investigação social:
a) Avaliação médica (eliminatória);
b) Avaliação de aptidão física ;
c) Exame psicotécnico;
Os candidatos não excluídos do certame pelo exame psicotécnico seriam classificados, levando-se em conta a nota na prova discursiva e convocados para a fase seguinte de acordo com os seguintes critérios:
Até a 41ª posição na lista de ampla concorrência; e
Até a 3ª posição na lista reservada às pessoas com deficiência.
Os candidatos recomendados na Avaliação da vida pregressa e investigação social seriam novamente classificados e somente seriam convocados para participar no curso de formação os 37 candidatos de melhor nota na lista geral e 3 melhores colocados na lista reservada às pessoas com deficiência.
Este curso, oferecido pela PC-GO e pelo Cebraspe, teria duração de 477 horas-aula, com duração de 90 dias.
Com valor total de 120 pontos, o Curso conteria duas provas objetivas para avaliação do aproveitamento do candidato:
a) prova objetiva P1: 40 questões, no valor de 1,00 ponto cada, totalizando 40 pontos, acerca de quatro
disciplinas (1 – Direitos Humanos, 2 – Gestão Moderna de Segurança Pública, 3 – Investigação Policial e 4 –Prática do Serviço Policial), com 10 questões cada;
b) prova objetiva P2: 40 questões, no valor de 1,00 ponto cada, totalizando 40 pontos, acerca de quatro disciplinas (1 – Direitos Humanos, 2 – Gestão Moderna de Segurança Pública, 3 – Investigação Policial e 4 – Prática do Serviço Policial), com 10 questões cada.
Para ser aprovado, o candidato deveria alcançar a nota mínima de 5 pontos por disciplina nas provas objetiva e ser aprovado nas provas práticas.
Os candidatos convocados para esta etapa do certame teriam direito a uma bolsa, no valor do menor subsídio pago pelo Poder Executivo do Estado de Goiás.
Os candidatos convocados para participar do Curso de Formação deveriam entregar a documentação para participar desta fase do certame, com valor total de 20 pontos:
A nota final seria calculda por meio do somatório das notas obtidas na prova discursiva, no Curso de Formação e na Avaliação de Títulos.
Confira aqui a íntegra do Edital do Concurso PC GO Delegado 2016.
Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…
A Prefeitura de Ivoti, no Rio Grande do Sul, oferta 2 vagas imediatas mais formação…
O Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região (CREF AL) oferta 2 vagas, sendo…
A Prefeitura de Planaltina de Goiás está com edital na praça com oportunidades para a área…
Veja a lista completa de concursos de Educação publicados e os editais previstos para os…
Olá, pessoal, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a teoria do crime. Trata-se de um…
Ver comentários
Boa noite, estou muita apreensiva para saber, que vou para segunda fase para delegado CIVIL DE go, eu fiz 59 pontos.obrigada