O MAPA confirmou ao ANFFA Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários) nesta quarta-feira, 20 de setembro, que os aprovados no novo concurso devem ser nomeados apenas no 2º semestre de 2024.
Isso porque, o MAPA foi incluído no Concurso Nacional Unificado que já possui um cronograma pré estabelecido de suas atividades. O edital de abertura, por exemplo, deve sair até dezembro com provas entre fevereiro e março do ano que vem.
Deste modo, a conclusão do certame deve ocorrer somente no final do primeiro semestre, possibilitando convocações apenas para o segundo semestre de 2024.
Segundo o presidente do ANFFA, Janus Pablo Macedo, a preocupação é de atrasos exatamente na conclusão do certame para a carreira, que hoje possui cerca de 20% dos 2,3 mil servidores aptos a se aposentar.
“Se tivermos um cenário de um ano ou mais sem a entrada de novos servidores, a defesa agropecuária do Brasil pode ficar comprometida”, alertou.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Agro), a atuação dos auditores agropecuários contribuiu em 8,6% dos US$ 160 bilhões em exportações no ano de 2022, ou seja, US$ 13,7 bilhões.
O valor alcançado está relacionado, por exemplo, à fiscalização de mercadorias em portos, aeroportos, zonas de fronteira, plantas de frigoríficos, agroindústrias e campos de produção, além de auditorias e certificações.
Macedo também reforça a importância de haver provas específicas para as formações exigidas ao cargo de auditor agropecuário, como veterinário, agrônomo e farmacêutico.
“Concordamos que, em um aspecto geral, o concurso unificado simplifica e gera economicidade à Administração Pública, mas a nossa carreira deve ser tratada como um caso à parte. Sendo assim, a seleção precisa ser criteriosa e garantir a qualidade do candidato selecionado”, advertiu.
Ademais, o Concurso Nacional Unificado será adotado para até 8 mil vagas anunciadas pelo Executivo Federal em diferentes carreiras.
Em junho, o governo autorizou 200 novas vagas de auditores agropecuários, o que corresponde a apenas 11,4% da demanda solicitada pelo Mapa ao Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ou seja, 1,7 mil novos cargos.
Para saber mais detalhes acerca do concurso MAPA e informações do ANFFA (Sindicato), acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: Concurso MAPA
Seguem abertas as inscrições para o novo edital de concurso público do concurso SEFA PA…
Concurso CGU: necessidade de reposição do quadro é alta, visto que o órgão já possui…
Está na praça o edital do concurso Santa Bárbara do Sul, prefeitura localizada no estado…
Se você está participando do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), contemplado no CNU,…
Foram aplicadas no dia 1º de fevereiro as provas do edital 4 do concurso público…
O governo da Paraíba anunciou o reajuste de 10% nas remunerações dos servidores estaduais. Segundo…