ADRIANO MACHADO / REUTERS
De forma exclusiva e em primeira mão ao jornalismo do Estratégia Concursos, o Ministério da Economia afirmou que já respondeu à recomendação do Ministério Público Federal que pedia urgência na realização de um novo concurso INSS. O prazo para que a pasta se pronunciasse se encerrou na última terça-feira, 11 de junho.
De acordo com o comunicado do Ministério da Economia, a pasta informou que, por conta da situação fiscal do país, fica impossibilitada a autorização de um concurso para o INSS. No comunicado, o Ministério da Economia diz que está estudando medidas para melhorar e otimizar o trabalho no INSS, mesmo diante de uma situação no quadro pessoal que é problemática.
Há algumas semanas, o jornalismo do Estratégia Concursos chegou a entrar em contato com o Ministério da Economia para saber uma posição sobre a recomendação do Ministério Público Federal. Na ocasião, a pasta se limitou a dizer que não comentava processos em curso.
A ideia, segundo o Ministério da Economia, é tentar entender a situação do INSS, encontrar medidas que garantam a efetiva melhoria da oferta de seus serviços públicos. O pedido protocolado ainda em 2015 é para o provimento de mais de 7 mil vagas
Atualmente, o INSS possui mais de 19 mil cargos vagos. De acordo com um levantamento feito pelo INSS repassado com exclusividade ao Estratégia Concursos, o órgão possui hoje 19.251 cargos vagos dentre os 45.711 previstos na carreira do Seguro Social.
Em nota técnica enviada ao então Ministério do Planejamento, o INSS elencava informações sobre a situação do quadro de pessoal do órgão. Na nota técnica, o INSS indicava que entre os anos de 2012 e 2018, quase 6 mil servidores se aposentaram. Além disso, mais de 1 mil foram exonerados ou tomaram posse em outros cargos…
NOTA NA ÍNTEGRA
O Ministério da Economia (ME) já respondeu oficialmente o Ministério Público Federal (MPF), em relação à Recomendação nº 23, no que se refere à abertura de um concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização realização de um concurso público para o INSS neste momento.
O ministério esclarece, ainda, que está trabalhando em conjunto com o INSS na implementação de alternativas para a melhoria do desempenho institucional. As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.
SIGA: @jornalistadeconcursos
INFORMAÇÕES – Concurso INSS
Apesar de solicitação em 2024, CVM confirma que não há previsão de novo concurso no…
O PSS IBAMA e INCRA registrou um total de 4.898 candidatos inscritos, que seguem para a etapa…
As provas do concurso INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com vagas temporárias,…
Opa, espero que tudo esteja bem! Com este material do Estratégia Concursos poderemos destrinchar um assunto muito…
IBAMA tem concurso público para efetivos em fase de nomeações Com inscrições encerradas, o Processo Seletivo…
Olá, pessoal, tudo bem? Estudaremos, neste artigo, sobre os pagamentos indevidos, um tópico do CTN…