A Prova Nacional Docente (PND) será realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro deste ano! A Prova pode ser usada em concursos e seleções de professores estaduais e municipais, como etapa única ou complementar.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Por conta disso, as Redes de Ensino têm até 15 de junho para aderir à PND. E para auxiliar nessa escolha, o MEC lançou uma guia prático que apresenta recomendações gerais e exemplifica algumas hipóteses de como a PND pode ser utilizada nos processos seletivos e estar prevista nos editais.
As redes públicas de ensino poderão optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar, tanto dos concursos públicos quanto dos processos simplificados de contratação que venham a realizar.
O Ministério também elaborou um Tutorial de Acesso e Adesão à PND para detalhar o passo a passo. Todos os materiais estão também disponíveis no Simec.
Após a adesão, as redes devem publicar os processos seletivos com indicação do uso da nota da PND e cadastrar no sistema o edital de seleção até junho.
Gostou dessa notícia e quer saber mais sobre a Prova Nacional Docente? Acesse:
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…
A primeira semana de fevereiro de 2026 finalmente se encerrou e, com ela, diversos editais…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Iguape, município localizado no…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…
Durante participação no podcast "Três Irmãos" nesta sexta-feira (6), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência,…
O concurso Sefaz SP para Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e…