Com um concurso público previsto para ocorrer ainda em 2021, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) possui novo comandante. Agora, quem fica à frente da corporação é o coronel Marcio Cavalcante de Vasconcelos.

Após nomeação e posse, Vasconcelos concedeu entrevista à Agência Brasília e comentou sobre suas perspectivas no comando da maior corporação das forças de segurança.

Questionado a respeito de alguma medida administrativa que pretende implementar, o coronel disse que: “Quando você é convidado para uma missão como essa, você tem diversas ideias, mas que ninguém executa sozinho”. Na última quinta-feira, 08, aconteceu a primeira reunião e alguns pontos já foram tratados.

“Podemos destacar primeiro a questão da saúde. Estamos vivendo uma crise mundial, uma pandemia. Essa crise trouxe impactos que são muito fortes, muito significativos, em todas as áreas. Ela também impactou a polícia. Temos lamentado muito a perda de vidas.

Como gestores de uma instituição do tamanho da Polícia Militar, que tem mais de 10 mil homens, nos ressentimos, mais ainda, quando recebemos a notícia de um óbito de um policial, de um pai de família, um ente das forças de segurança e que está sob o nosso comando. O meu compromisso é uma atenção muito especial com a saúde do policial.”

Ainda durante a entrevista, o novo comandante da PMDF comentou que o efetivo da corporação está em torno de 10,6 mil homens, contando com servidores na ativa e os militares que são reconvocados da reserva. Atualmente, está em andamento o curso de formação de Praças. Além disso, existe uma previsão de novo chamamento.

“Temos em andamento um curso de formação de Praças. Eu entendo que o decreto do governador foi muito pertinente, de não interromper a nossa formação, mesmo com a pandemia. E o curso está sendo realizado com muita responsabilidade e com as precauções devidas.

Há previsão de um novo chamamento, mas ainda precisamos da confirmação da rubrica orçamentária. Por causa da Covid, precisamos ter cautela, porque essa rubrica do orçamento, apesar de ser nossa, também tem uma questão da execução orçamentária vinculada à Secretaria de Economia.”

Vasconcelos reforçou que espera poder ingressar com novos cursos de formação. Isso porque existe a necessidade de recompor os quadros de servidores da Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo o comandante, “esse déficit de pessoal não é apenas um déficit da PMDF, outros órgãos da segurança pública também vivem a mesma realidade”.

“É importantíssima a recomposição do efetivo da polícia e vamos estar sempre trabalhando nesse sentido, em parceria com o governador, com a Secretaria de Economia para fazermos a recomposição, mas também temos que usar inteligência estratégica para cumprirmos a nossa missão e é exatamente o que estamos fazendo”, comunicou o coronel.

Sobre o concurso PMDF

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal, 2.100 vagas foram solicitadas para o próximo concurso PMDF. A previsão é que a seleção aconteça no final de 2021, após preenchimento de todas as vagas do concurso anterior.

O último edital da PMDF, publicado em 2017 e realizado em janeiro de 2018, ofertou 2.024 vagas. Mesmo com o quantitativo elevado de oportunidades, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que o déficit de efetivos na corporação é de 7 mil policiais.

Confira todas as informações e novidades sobre o concurso da PMDF acessando nosso artigo exclusivo e completo abaixo!

Saiba mais: Concurso PMDF


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Coordenação

Posts recentes

Concurso Jeremoabo: provas adiadas para 12/05!

A Prefeitura de Jeremoabo, junto a banca organizadora, retificou o edital de concurso público, adiando…

4 minutos atrás

Concurso Bauru SP: gabaritos disponíveis!

Demais provas serão aplicadas em maio! Foram divulgados os gabaritos preliminares de parte das provas…

14 minutos atrás

Concurso Camocim (CE) Educação: edital publicado!

A Prefeitura de Camocim, localizada no Ceará, lançou edital de concurso público com oportunidades para…

29 minutos atrás

Concurso Poá SP: gabaritos preliminares divulgados!

Foram divulgados os gabaritos preliminares da prova objetiva, principal avaliação do concurso de Poá, visando…

33 minutos atrás

Concurso Diadema: veja os gabaritos preliminares!

Suspensão de cargos divulgada! Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso da Prefeitura…

42 minutos atrás

Concurso Barra Mansa Saúde: saíram os gabaritos!

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Barra Mansa Saúde, prefeitura localizada no estado…

48 minutos atrás