Executivo (Administrativa)

CNU 2025: MGI destaca avanços e feitos em seminário

Evento sobre o CNU debate questões como logística, provas on-line e segue até amanhã (3)

Durante a abertura do Seminário Internacional de Concursos Públicos, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a ministra Esther Dweck celebrou feitos, avanços a aprendizados com o Concurso Nacional Unificado (CNU).

A titular relembrou os desafios enfrentados em 2023, durante a realização do certame, o maior já realizado no país: “Em diversas áreas, a ausência de pessoas era muito grande. Tinha uma escassez enorme, principalmente na área de direitos humanos. As pessoas tinham fugido dessas áreas, com uma perda líquida de mais de 70 mil servidores”, relatou.

A ministra também celebrou os avanços e feitos relacionados à diversidade da primeira edição: “Conseguimos o preenchimento das vagas de cotas acima do piso. Entre pessoas negras, com deficiência e indígenas, tivemos 33% de aprovados, que é acima do percentual mínimo”.

O seminário debaterá temas como logística, judicialização, ações afirmativas e modernização dos concursos, incluindo o uso de provas on-line, e seguirá até amanhã (3).

Nova edição terá mais de 3 mil vagas

A nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) terá um total de 3.652 vagas. O aumento se deu por conta da adesão do INSS, com cargos de Analista do Seguro Social (superior).

As oportunidades estarão espalhadas em 36 órgãos, incluindo algumas vagas regionalizadas, sendo 315 vagas no Rio de Janeiro, 65 para o estado de São Paulo, 66 no Pará e 20 vagas em Pernambuco.

Além disso, vale frisar que o certame se concentrará em um único edital unificado, com 9 blocos temáticos.

A previsão é de contratação da banca até o final de junho e publicação do edital em julho, com abertura das inscrições no mesmo mês.

Veja todos os detalhes do novo CNU no link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo para você!

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado 2025


Quer estudar para o próximo Concurso Nacional Unificado (CNU)?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Bárbara Carvalho Santos

Mãe e jornalista formada pela UNIP, possui ampla experiência na cobertura de entretenimento em grandes veículos, como o site da CNN, RedeTV! e Estratégia Educacional. Atuou também em agências de marketing, produtoras musicais e assessorias de imprensa, com foco especial no trabalho com personalidades públicas. Atualmente, integra a equipe do Estratégia Concursos, onde é responsável pela produção de conteúdos estratégicos voltados para o setor de concursos públicos, com destaque para a área fiscal, gestão, controle, concursos administrativos e Ministérios participantes do CNU, além de diversos órgãos federais. Tem como missão transformar informações complexas em conteúdos acessíveis, relevantes e de alto valor para quem sonha com uma carreira no serviço público.

Posts recentes

Concurso UFSCar: edital publicado!

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, oferta vagas de nível médio…

4 minutos atrás

Concurso IF Sudeste MG: inscrições abertas! Até R$ 13,2 mil!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste…

16 minutos atrás

Concurso UFSC: edital publicado!

A Universidade Federal de Santa Catarina publicou novo edital de concurso público para o quadro…

50 minutos atrás

Concurso Câmara dos Deputados Policial: tem idade máxima?

Concurso para Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja neste artigo…

7 horas atrás

Câmara dos Deputados: aprovado aumento nos salários

Futuros aprovados do concurso da Câmara dos Deputados poderão ter aumento nos salários! O Plenário…

10 horas atrás

Concurso Prefeitura Rosário MA: consulte o gabarito!

Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Rosário, cidade no Maranhão,…

12 horas atrás