Concursos Públicos

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU

Olá, amigos, tudo bem? Estudaremos, neste artigo, alguns aspectos introdutórios relativos à disciplina de contabilidade geral, com foco no Concurso Nacional Unificado (CNU).

A priori, sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), cabe-nos lembrar que foi publicado o novo cronograma do certame.

Conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a publicação do edital deve ocorrer em 10/01/2024.

Além disso, as provas estão previstas para serem aplicadas em 05/05/2024.

Por fim, conforme o supracitado cronograma, as convocações para posse e para a participação dos respectivos cursos de formação devem iniciar em 05/08/2024.

Ademais, devemos lembrar que já houve a formalização da banca examinadora deste certame.

Conforme amplamente divulgado, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO deverá conduzir o Concurso Nacional Unificado (CNU) do Governo Federal.

Quanto ao tema deste artigo, vale ressaltar que são comuns, em provas de concursos públicos, cobranças acerca de aspectos iniciais da disciplina de contabilidade.

Nesse sentido, é importante que o concurseiro tenha conhecimento de alguns conceitos introdutórios da disciplina, principalmente no que tange ao objeto, ao campo de aplicação e ao objetivo da ciência contábil.

Assim, detalharemos melhor estes conceitos nos próximos tópicos deste artigo.

Bons estudos!

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU: o que é contabilidade?

Em resumo, a contabilidade consiste na ciência destinada ao estudo e à prática das funções de orientação, controle e registro de atos e fatos de uma entidade.

Nesse contexto, devemos ressaltar que a contabilidade integra o campo das ciências sociais.

Portanto, diferentemente do que muitos podem pensar, a contabilidade não consiste em uma ciência exata.

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU: objeto

Conforme a doutrina contábil, o patrimônio consiste no objeto da ciência contábil.

Nesse contexto, o patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma instituição.

Dessa forma, é muito importante para o aprofundamento do estudo da disciplina de contabilidade que o aluno saiba conceituar os elementos que constituem o patrimônio.

Em síntese, os bens referem-se aos itens avaliados em moeda, os quais podem ser utilizados pela entidade para satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, pode-se citar o imóvel utilizado como sede administrativa da empresa.

Ademais, os direitos referem-se aos valores que a entidade detém o direito de receber de terceiros. Por exemplo, os valores registrados na conta de duplicatas a receber de clientes.

Além disso, as obrigações consistem nas dívidas, ou seja, nos valores que a entidade deve pagar a terceiros para cumprir compromissos previamente assumidos. Por exemplo, os valores tomados dos bancos em empréstimo.

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU: campo de aplicação

Outro aspecto introdutório da contabilidade geral que ganha grande importância no contexto dos concursos públicos refere-se ao campo de aplicação da ciência contábil.

Conforme a doutrina, o campo de aplicação da contabilidade consiste nas aziendas.

Em resumo, as aziendas referem-se ao patrimônio organizado das entidades.

Todavia, parcela significativa da doutrina contábil considera que o campo de aplicação da contabilidade refere-se às entidades econômico-administrativas.

Ocorre que, na prática, os dois conceitos (aziendas e entidades econômico-administrativas) referem-se à mesma coisa.

Todavia, é importante que o concurseiro tenha em mente estes dois termos a fim de evitar qualquer pegadinha da banca examinadora.

Por oportuno, vale ressaltar que a ciência contábil se aplica tanto às entidades que possuem fins lucrativos quanto às que não o possuem.

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU: objetivo

No que tange aos objetivos da contabilidade, a ciência contábil visa exercer o controle sobre o patrimônio das entidades, bem como, fornecer informações úteis aos usuários.

Nesse contexto, devemos esclarecer que as tomadas de decisões dos principais players envolvidos na gestão dependem diretamente das ocorrências evidenciadas no patrimônio da entidade.

Dessa forma, a contabilidade visa fornecer informações acerca das variações patrimoniais ocorridas e dos resultados decorrentes das atividades da entidade.

Assim, a doutrina costuma estudar a ciência contábil sob dois aspectos (ou funções), a saber, a função administrativa e a econômica.

No que tange à função administrativa, a contabilidade se refere ao controle do patrimônio da entidade. Para isso, a ciência contábil utiliza-se do registro de informações em livros próprios, dentre os quais ganha especial relevância o diário e o razão.

Por outro lado, a função econômica refere-se à apuração do resultado líquido das atividades da entidade, em termos de lucro ou prejuízo.

Aspectos introdutórios de contabilidade para o CNU: usuários

Por fim, para o CNU, também vale a pena tratar brevemente acerca dos usuários da informação contábil.

Em síntese, os usuários da informação contábil podem ser classificados como externos ou internos.

Nesse sentido, os usuários internos vinculam-se diretamente aos objetivos da entidade, possuindo a capacidade de influenciar diretamente na tomada de decisão. Por exemplo, pode-se citar os administradores e os sócios controladores.

Além disso, os usuários externos consistem naqueles que não integram a estrutura administrativa da entidade. Por exemplo, os acionistas/sócios investidores (não controladores), fornecedores e o governo.

Conclusão

Amigos, finalizamos aqui este artigo sobre os principais aspectos introdutórios da contabilidade geral para o Concurso Nacional Unificado (CNU).

Até o próximo artigo.

Grande abraço.

Rafael Chaves

Saiba mais: concurso CNU

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Concursos 2024

Rafael Chaves

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Estácio. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo do TCE/AM. Aprovado e nomeado nos seguintes concursos: ARSETE/PMT (1º lugar - Analista de Regulação - Eng. Civil), Prefeitura de Campinas/SP (Eng. Civil) , CODEVASF (Analista de Desenvolvimento Regional - Eng. Civil), TCE/AM (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Obras Públicas / 14º lugar - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental), TCE/TO (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Eng. Civil), TCE GO (Analista de Controle Externo - Controle Externo).

Posts recentes

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

1 hora atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento…

2 horas atrás

2º Simulado Especial CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

2 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

2 horas atrás

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

19 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

22 horas atrás