Concursos Públicos

CONFIRMADO! Agente de Tributos da Sefaz BA é nível superior

Desde junho deste ano, iniciaram algumas especulações a respeito da escolaridade exigida para ingresso ao cargo de Agente de Tributos da Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia.

Isso porque, após o Supremo Tribunal Federal julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo partido Democratas, a ministra Rosa Weber votou pela manutenção do nível médio como principal requisito.

Tal ação deu a entender que a cobrança do nível superior para ingresso ao cargo de Agente de Tributos seria inconstitucional, sendo necessária a mudança para nível médio. E para esclarecer todas as dúvidas, entramos em contato com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

De acordo com a SAEB, a decisão do STF não se refere à escolaridade, mas trata-se das regras para enquadramento de classes no crescimento da carreira e das atribuições do cargo.

Confira a íntegra da nota a respeito da escolaridade de Agente de Tributos:

“A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não se refere à escolaridade exigida para ingresso no cargo de Agente de Tributos Estaduais, como previsto pelo art. 8º da Lei Estadual nº 8.210/2002.

A referida decisão diz respeito ao art. 24 e ao Anexo V da Lei Estadual nº 8.210/2002, bem como aos incisos I e II do art. 2º da Lei Estadual n° 11.470/2009, que tratam das regras para enquadramento de classes na progressão da carreira e das atribuições conferida aos agentes de tributos, respectivamente.

Por conta da exigência de nível superior em qualquer área de conhecimento para ingresso no cargo, estabelecida a partir de 2002 pela Lei Estadual nº 8.210, e por conta das novas atribuições inerentes à função, explicitadas pela Lei Estadual n° 11.470, julgou-se a constitucionalidade dos itens supracitados, já que este cenário poderia configurar ofensa à exigência da prévia aprovação em concurso público.

Por fim, a decisão não impacta na regra que estabelece a escolaridade mínima para ingresso na carreira, continuando esta em vigor, sem alteração.“

Saiba mais: Concurso Sefaz BA


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se para o concurso Sefaz BA com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos abertos:

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Tonyvan de Carvalho Oliveira

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

2 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

5 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

5 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

5 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

5 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

5 horas atrás