Saúde

Administração para Analista Administrativo da Funsaúde CE – parte 1

Olá, pessoal! Tudo bem? No artigo de hoje, traremos a primeira parte do nosso resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde CE.

Recentemente, tivemos a publicação de três editais para o referido concurso, com inúmeras vagas para diversos cargos, nas áreas assistencial, administrativa e médica. Há oportunidades para cargos de nível médio e superior. A banca do concurso será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os salários variam de R$ 2.200,00 a R$ 23.8333,33. Para um resumo mais aprofundado sobre os cargos oferecidos, número de vagas, remunerações e cronograma do concurso, acesse a página do concurso Funsaúde aqui no Estratégia Concursos.

A presente análise será focada no cargo de Analista Administrativo (Administração), que exige curso de graduação em Administração de Empresas, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Administração de Empresas – CRA.

O conteúdo programático de conhecimentos específicos para o cargo englobou conhecimentos específicos de Administração Geral, Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Para conhecer o conteúdo programático completo, bem como as informações completas sobre o concurso, confira o edital para a área administrativa da Funsaúde CE, que contempla o cargo de Analista Administrativo (administração), bem como outros cargos.

A nossa análise buscará cercar a maior parte do conteúdo do edital. Dada a extensão do conteúdo programático, esta análise será dividida em três partes. Posteriormente, haverá, também, um artigo de análise do conteúdo da disciplina de Administração Pública.

Buscaremos trazer os temas mais importantes e que tenham mais chances de serem cobrados na prova de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde, sempre por meio de questões anteriores da FGV, o que nos possibilita traçar um perfil da banca e de sua forma de cobrança.

FUNSAÚDE-CE

Evolução do pensamento administrativo – Teoria Geral da Administração

Iniciando o nosso resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde CE, falaremos sobre a evolução do pensamento administrativo. Também conhecido como “Teorias Administrativas” ou “Teoria Geral da Administração”, é tópico basilar para a disciplina.

Neste assunto, a FGV costuma cobrar com mais frequência a Abordagem Clássica da Administração e a Escola das Relações Humanas. Obviamente, o estudo não deve se limitar a estas abordagens. Por isso, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as Teorias Administrativas.

Para identificar a forma de cobrança da banca, veja a questão abaixo:

Prefeitura de Salvador – BA (2019) (adaptada)

“(…) Relacione as três vertentes da Escola Clássica da Administração, listadas a seguir, às suas respectivas características.

1 – Administração Científica

2 – Gestão Administrativa

3 – Teoria da Burocracia

( ) Divide as operações empresariais em seis áreas interrelacionadas

( ) Estuda os tempos e os movimentos.

( ) O recrutamento é feito por regras previamente estabelecidas.”

Primeiramente, falemos da Administração Científica. Esta Teoria tem como pai Federick Taylor, buscava aumentar a produtividade nas organizações mediante a otimização da execução das tarefas. Preconizava a especialização dos funcionários, padronização na execução das tarefas e a Organização Racional do Trabalho. Assim, correlaciona-se com a segunda lacuna, “( ) Estuda os tempos e os movimentos.”.

Seguido, a Teoria Clássica, cujo principal expoente é Henri Fayol, buscava a eficiência mediante a análise da estrutura organizacional. Fayol criou, também, o conceito de Gestão Administrativa, que dividia a empresa em seis funções básicas: técnicas; comerciais; financeiras; segurança; contábeis e administrativas. Correlaciona-se, portanto, com a primeira lacuna, “( ) Divide as operações empresariais em seis áreas interrelacionadas”.

Por fim, a Teoria Burocrática buscava a racionalidade e rígido controle de procedimentos na organização. Correlaciona-se com a lacuna “( ) O recrutamento é feito por regras previamente estabelecidas.”.

Processo Administrativo

Avançando com o presente resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde CE, este tópico será dedicado ao Processo Administrativo, ou Funções Administrativas.

É fundamental conhecer as quatro funções administrativas. É um assunto bastante explorado em qualquer banca, não sendo diferente com a FGV. Para isso, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as funções do Processo Administrativo para concursos.

A banca costuma explorar todas as funções do processo administrativo. Porém, a função de controle ganha alguma proeminência na cobrança. Veja a questão abaixo:

TJ-CE (2019)

“Para aumentar a eficácia do Tribunal, foi contratado um consultor com o objetivo de melhorar todas as funções administrativas de determinado setor. Uma dessas funções administrativas tem dupla atribuição: monitorar as atividades planejadas, assegurando que sejam executadas conforme planejado, e corrigir os desvios, a partir de medidas corretivas.

Tal função administrativa é:

A) o planejamento;

B) a organização;

C) a direção;

D) o controle;

E) a execução.”

O gabarito é a alternativa D: controle. O controle é a última função do processo administrativo, função em que são definidos os padrões de desempenho esperados, é feito o monitoramento do desempenho atual da organização, comparando-o com o desempenho esperado. Por fim, são adotadas medidas corretivas, para que se alcancem os resultados e objetivos estabelecidos.

O controle é fundamental para que a organização caminhe conforme o esperado. Muito se fala em planejamento. No entanto, de nada adianta um planejamento robusto e bem elaborado, se não houver um eficaz controle daquilo que está sendo executado, para que os objetivos previamente estabelecidos sejam de fato alcançados.

Gestão da Qualidade

Neste tópico de resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde, falaremos sobre Gestão da Qualidade.

Gestão da Qualidade também é um assunto bastante explorado pelas bancas. Neste assunto, a FGV costuma explorar mais a fundo as ferramentas da qualidade. Para auxiliá-lo em seu estudo, sugerimos a leitura dos nossos seguintes artigos: Gestão da Qualidade para concursos; Metodologia 5S para concursos; O ciclo PDCA nos estudos para concursos públicos; e Benchmarking para concursos.

Perceba, na questão abaixo, a forma de cobrança da banca:

IBGE (2020)

“Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.

Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

A) fluxograma;

B) matriz GUT;

C) diagrama espinha-de-peixe;

D) gráfico de Pareto;

E) estratificação.”

O gabarito é a alternativa E. É praxe na FGV a apresentação de um caso hipotético para a identificação da alternativa correta. Perceba, o gerente quer identificar onde estão ocorrendo as faltas e quais são os dias em que ocorrem. Isso nos leva à estratificação. Estrato significa camada. Portanto, estratificação significa agrupar um conjunto de dados em camadas, possibilitando verificar melhor a quantificação ou desempenho de cada camada.

À primeira vista, pode ter havido alguma confusão com a letra C, “diagrama espinha de peixe”. Porém, o diagrama “espinha de peixe” permite identificar causas de um problema. O problema não pede a identificação das causas, logo, não pode este ser o gabarito.

Administração Estratégica

Finalizando a primeira parte do nosso resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde, este tópico será dedicado à Administração Estratégica.

Esta parte do edital contemplou conceitos de planejamento estratégico e ferramentas de planejamento estratégico. Para a FGV, os temas mais importantes do assunto em análise são a Análise swot, o Balanced Scorecard (BSC) e os níveis do planejamento.

Para um resumo mais aprofundado sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as ferramentas mais cobradas de planejamento estratégico para concursos. Aqui, abordaremos o Balanced Scorecard (BSC), alvo de constante cobrança pela banca.

Veja a questão abaixo:

Prefeitura de Niterói (2018)

“Ao analisar os indicadores estratégicos de sua companhia, João Pedro verificou que as faltas dos funcionários eram um problema recorrente.

Em relação ao mapa estratégico, a companhia possui uma situação adversa sob a perspectiva

A) financeira.

B) dos clientes.

C) de processos internos.

D) de processos externos.

E) de aprendizado e crescimento.”

O gabarito é a alternativa E. O BSC possui quatro perspectivas: financeira; dos clientes; dos processos internos e de aprendizado e crescimento (não existe a perspectiva apresentada pela letra D: processos externos).

A perspectiva financeira trabalha com indicadores de avaliação de lucratividade, retorno sobre investimento, dentre outros. Seguindo, a perspectiva dos clientes trabalha basicamente a satisfação dos clientes e participação de mercado. Já a perspectiva dos processos internos é a responsável por trabalhar os processos mais críticos da organização, que criam valor para o cliente final.

Por fim, a perspectiva de aprendizado e crescimento trabalha com a capacitação da organização para responder aos desafios que se apresentem no caminho da organização rumo ao alcance de seus objetivos. Para isso, busca envolver, motivar e capacitar as pessoas da organização, que são as responsáveis por executar o trabalho.

Conclusão

Chegamos ao fim da primeira parte do resumo de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde CE.

Utilize este resumo em conjunto com as aulas teóricas e com a resolução de muitas questões sobre os temas apresentados.

Nos próximos artigos, continuaremos analisando os principais assuntos de Administração para Analista Administrativo da Funsaúde.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Paulo Alvarenga Pires Cavalcanti

Posts recentes

Porque é crime fabricar açúcar em casa?

            Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), vai bem? É sempre ótimo ver você…

52 minutos atrás

Concurso Câmara de Candeias: edital tem 59 vagas; confira!

Atenção, corujas! Mais uma oportunidade na área legislativa: saiu o edital do concurso Câmara de…

4 horas atrás

Requisitos Funcionais e Não Funcionais para CEF (TI)

Olá pessoal, tudo bem? Este artigo apresenta um resumo de Engenharia de Requisitos, focando em…

4 horas atrás

Concurso TJ CE: comissão formada; edital até julho!

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE) pode ter seus novos editais publicados em breve…

4 horas atrás

Concurso Registro Educação: provas em junho!

A Prefeitura de Registro, em São Paulo, publicou um novo edital de concurso público com…

5 horas atrás

Concurso Muzambinho MG: 327 vagas e inicial até R$ 20 mil!

Estão abertas as inscrições para o novo concurso da Prefeitura de Muzambinho, localizada no estado…

5 horas atrás