Concursos Públicos

Curva do esquecimento: Saiba quais são os efeitos do tempo sobre a nossa memória!

Curva do Esquecimento de Ebbinghaus: Entenda o porquê as revisões são tão importantes!

Olá, meus amigos, tudo bem? Hoje falaremos da curva do esquecimento.

Curva do Esquecimento de Herman Ebbinghaus

Difícil começar o texto dizendo isso, mas nós temos a incrível capacidade natural de levar ao esquecimento +- 50% do que aprendemos durante um dia de estudo, se não for feita uma boa revisão do conteúdo logo no dia seguinte.

É isso mesmo! :) E digo mais, se não feita a revisão nos dias seguintes, a tendência é uma perda ainda maior.

Olha só que curioso! Estudos teóricos desenvolvidos pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, comprovaram a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação recém adquirida, mensurando quais seriam os efeitos do tempo sobre nossa memória. É a chamada “curva do esquecimento” (ou Forgetting Curve).

Curva do Esquecimento de Ebbinghaus

Vejam só. O ponto A seria o início de um estudo que você fez durante certo dia em Direito Constitucional sobre determinado tema, por exemplo. Aqui, é quando seu cérebro consegue reter toda a informação necessária e útil sobre a matéria, chegando ao nível de 100%.

O problema vem agora, perceba que, com o passar do tempo, aquela informação que você adquiriu o cérebro tende a levar ao esquecimento. Se for olhar cuidadosamente a linha vermelha, vai perceber que, após o primeiro dia de estudo, a curva chega ao ponto de +- 50%. Logo em seguida, passados dois dias, se não houver uma boa revisão, seu conhecimento pode chegar a 30%. E isso só tende a decrescer com o passar do tempo.

É lógico que há outros fatores envolvidos que podem fazer com que uns sofram mais do que outros, mas o que quero trazer com isso é um dos pontos mais cruciais no planejamento de estudo para concurso público, e que muitos acabam deixando um pouco de lado: o uso sistemático das revisões.

Vamos olhar novamente o gráfico, agora com atenção especial na linha verde indicada pela letra C. Os estudos teóricos comprovaram que, se for feita uma primeira revisão logo no dia seguinte após o estudo, nosso cérebro tende a recuperar aquele percentual de esquecimento, fazendo com que a informação acabe sendo retida de forma mais eficiente e por um espaço de tempo bem maior, de modo que se eventualmente não for feita uma nova revisão no dia seguinte a perda agora será inferior a de antes (algo em torno só de 30%).

Transpondo essa sistemática para os demais dias, semanas e meses, há uma tendência satisfatória de melhorar a nossa capacidade de absorção do conhecimento. E isso é muito positivo!

“Ah, Diego, mas se eu ficar focado nas revisões o tempo inteiro… são muitas matérias…. vou acabar não avançando no edital…vai ser uma complicação só…”

Como driblar a curva do esquecimento? Com muitas revisões!

Calma, muita calma (rs). Eu sei que é muito importante percorrer todo o edital, mas não podemos ter pressa nesse momento. Não adianta querer correr com os estudos se não houver qualidade, pois lá na frente, pode ter certeza, você irá precisar rever todo o programa novamente gastando praticamente o mesmo tempo!

O uso das revisões sistemáticas é fundamental justamente para aparar estas arestas. Estudar de forma consistente é estudar com alta capacidade de absorção do conhecimento!

Agora, é lógico que esta sistemática não precisa ser aplicada a “ferro e fogo”. Importante identificar as peculiaridades de cada um; quais as deficiências; o tempo disponível, o volume de matérias envolvido, e a capacidade individual do aluno, enfim, até para que vocês não se percam nessa caminhada.

Uma metodologia razoável, e que tem tido bons resultados no nosso programa de coaching aqui no Estratégia é trabalharmos inicialmente com 3 revisões: 24h, 7 dias e 30 dias. A depender da necessidade, pode-se  estender com uma nova revisão após 3 meses e assim vamos trabalhando.

Então, como fazemos, Diego? Vamos lá.

Se você estudou hoje Direito Constitucional, amanhã, você pode destinar em média 15/20m para fazer uma revisão do estudo do dia anterior. Após 7 dias, você fará uma nova revisão deste mesmo item que havia sido estudado, mas agora usando um período de tempo menor, algo em torno de 8/10 minutos. E lá na frente, após 30 dias, a mesma batida em torno de 10m.

Após esse processo inicial, você pode (ou melhor deve) continuar com a sistemática das revisões, mas agora num ritmo de revisão “em bloco”, buscando rever os pontos principais da aula 0, 1 e 2, por exemplo, até porque já terá avançado no edital, permitindo inclusive fazer revisões mais compiladas, aliado é claro com a resolução de muitos exercícios para completar o estudo.

Meus amigos, usem a curva do esquecimento a seu favor! Para quem tiver interesse, gravei um vídeo esses dias sobre o tema, explicando um pouquinho mais sobre a importância do uso das revisões, qual melhor metodologia e as dificuldades encontradas por alguns alunos.

#curvadoesquecimento

Um abraço a todos e uma ótima semana de estudos!

Diego Cerqueira
Coach no Estratégia Concursos
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Email: diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/coachdiegoce…
Periscope: @dcdiegocerqueira
Intagram: @coachdiegocerqueira

Como estudar para concursos

Diego Cerqueira Berbert Vasconcelos

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Polícia Penal PI: gabaritos divulgados; confira!

Após as provas, foram divulgados os gabaritos do concurso Polícia Penal PI (Secretaria da Justiça…

31 minutos atrás

Concurso Banco do Nordeste: 710 vagas. Veja os gabaritos!

Concurso BNB registrou o total de 417 mil inscritos! Já estão disponíveis os gabaritos preliminares…

32 minutos atrás

Responsabilidade Civil dos Profissionais Liberais para ALE-RO

Responsabilidade Civil dos Profissionais Liberais para ALE-RO Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo…

36 minutos atrás

Concurso Sefaz RJ: inicial até R$ 27 mil; banca em maio!

Edital para Auditor e Analista no primeiro semestre! Uma das grandes apostas do estado do…

41 minutos atrás

Concurso Registro Saúde: 48 vagas e até R$ 21,3 mil; inscreva-se!

Estão abertas as inscrições para o concurso Registro Saúde, prefeitura localizada no estado de São…

1 hora atrás

Concurso Registro Educação: edital publicado!

A Prefeitura de Registro, em São Paulo, publicou um novo edital de concurso público com…

1 hora atrás