Artigo

Comentários Prova TRE/PE – Resoluções CNJ Nº 90, 99 e 182

Olá Concurseiros de TI! Hoje é dia de comentar nossas questões da prova do TRE/PE. A banca colocou uma questão para cada Resolução do CNJ que constava no nosso edital e quem estudou pelo Estratégia, certamente sabia as respostas! Por “preguiça”, o CESPE usou as mesmas questões para as áreas de Operação de Computadores e Programação de Sistemas.

Como falei no post anterior (TRT-MT), as resoluções 90 e 99 foram revogadas, mas poderiam ser (como foram) cobradas na nossa prova, pois a revogação aconteceu após a publicação do edital!

Vamos às questões:

CESPE – TRE/PE – 2016 – Operação de Computadores e Programação de Sistemas

Conforme o disposto na Resolução do CNJ n.º 90/2009, o item a ser elaborado com base no planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação denomina-se
A) plano de riscos.
B) plano de recrutamento e seleção.
C) plano de compras anuais.
D) levantamento dos processos internos por setor.
E) plano diretor de tecnologia da informação e comunicação.

Comentários: Questão direta e sem margem para interpretação dúbia! No Art. 11 da Resolução 90 está determinado que os tribunais deverão elaborar e manter um Planejamento Estratégico de TIC (PETI) e este deverá estar alinhado às diretrizes estratégicas institucionais e nacionais. Além disso, o parágrafo único deste artigo traz ainda a necessidade de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI. Este documento se situa no plano tático da organização e deve ser construído com base no PETI. Gabarito Letra E!

De acordo com a resolução do CNJ n.º 99/2009, o planejamento estratégico de tecnologia da informação dos tribunais regionais deve conter
A) ideias oriundas do projeto internacional de infraestrutura de TI.
B) metas de curto, médio e longo prazos, associadas aos indicadores de resultado.
C) soluções paliativas para atender a população.
D) estímulos para a terceirização.
E) metas abrangentes que atendam a população.

Comentários: A Resolução 99 determina que cada objetivo estratégico tenha, no mínimo 1 (um) indicador e que haja metas de curto, médio e longo prazos associados a indicadores de resultado. Gabarito letra B.

A resolução do CNJ n.º 182/2013 determina que o planejamento das contratações de solução de tecnologia de informação e comunicação seja composto por duas fases. A primeira fase é a de estudos preliminares e a segunda é a de
A) definição da linguagem a ser implementada para a solução.
B) projeto básico.
C) plano diretor de tecnologia da informação.
D) gestão de processos.
E) definição de arquitetura.

Comentários: Após definir o conteúdo mínimo do plano de contratações dos órgãos do Judiciário, a Resolução CNJ 182 define que o planejamento das contratações deverá ser composto por duas fases, a saber:
I – elaboração dos Estudos Preliminares da STIC; e
II – elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência.
Gabarito letra B.

Abços e Sucesso!
Fábio Alves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.