Artigo

Coaching para TI

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo.”

Ao entrar na sede do Estratégia Concursos pela primeira vez me deparei com essa frase escrita na parede da sala de reuniões. Estava assumindo um novo desafio profissional: ser Coach para concursos de TI! Ajudar às pessoas que tem todos os requisitos para passar em um concurso é agora uma meta!

Meu nome é Flávia Soares e sou analista do Banco Central. Trabalho no Departamento de Informática do Banco em Brasília, onde assumi o cargo em agosto de 2010. Fui aprovada na mesma época no concurso do BNDES, mas preferi continuar no Bacen, pois é um dos melhores lugares para se trabalhar na área de TI do serviço público brasileiro.

Após me formar em Engenharia de Computação pela UFPE ao final do ano de 2007, estava trabalhando em uma empresa privada, com uma ótima equipe, mas não via perspectiva de crescimento na carreira. Foi então que decidi começar a estudar para concursos de TI.

Durante o ano de 2008 eu trabalhava durante o dia e estudava à noite. Continuei trabalhando e estudando até junho de 2009 quando fiz o concurso do DECEA e fui aprovada em primeiro lugar!

Enquanto não era chamada, pedi demissão do emprego e continuei estudando para o concurso que eu mais desejava: o do Banco Central. Fui convocada para trabalhar no DECEA em Recife e estudava à noite para o concurso do Bacen que estava previsto para o ano seguinte.

Em janeiro de 2010 fiz a prova, e alguns meses depois veio o resultado: aprovada dentro das vagas! Esse foi de fato um grande desafio, um concurso com mais de 10 mil inscritos para 50 vagas de um único cargo de TI, com um edital enorme, envolvendo as áreas de desenvolvimento e infra-estrutura, além de economia e direitos constitucional e administrativo.

Hoje faço parte da equipe de coaching do Estratégia que tem auxiliado centenas de alunos a alcançarem o seu objetivo de ser aprovado em um concurso público.Nossa missão é oferecer o serviço de coaching para os concursandos da área de TI, fornecendo uma orientação sobre os próximos concursos da área e como se preparar para cada um deles.

Após essa apresentação inicial, gostaria de compartilhar a história de um filme do qual gosto bastante e que transmite uma mensagem de motivação para todos nós: À Procura da Felicidade.

Este é um filme inspirador! Baseado na história de Chris Gardner, um homem de coragem, perseverança e fé. No filme ele é um pai trabalhador, amoroso, com dificuldades financeiras, que luta para sustentar sua esposa e filho.

artigo 01 - figura 01

Devido às dificuldades que enfrentavam, sua esposa o abandona e ele se torna um sem-teto. Ele sai de casa com seu filho pequeno para tentar ganhar a vida. Enquanto tinha que cuidar do seu filho pequeno, ele trabalhava como um vendedor de equipamentos médicos inúteis. Suas dificuldades eram enormes.

Ele, então, consegue um estágio de seis meses sem remuneração em uma corretora de ações. Seu trabalho era conseguir contratos para a firma, enquanto tentava dar uma vida digna ao seu filho. Ele tinha que buscar o filho na escola e chegar a tempo para conseguir um lugar no abrigo de sem-tetos para passar a noite, pois não podia contar mais com a sua esposa.

Seu talento e suas habilidades, juntamente com seu carisma e personalidade, ganharam a confiança de muitas pessoas. Elas assinaram contratos com a corretora de valores em que Chris estagiava. O impressionante do filme é como ele organiza sua vida para otimizar o seu tempo.

Ao final, no último dia do estágio, ele é chamado para conversar com os sócios da corretora. Seu trabalho e talento estavam comprovados. Eles efetivam Chris contratando-o para o tão sonhado cargo de corretor. Sua vida muda completamente a partir daquele momento.

Podemos tirar algumas lições do filme para ajudá-lo a perseverar na caminhada rumo ao seu sonho:

Não deixe que a opinião de outras pessoas te desanime

Sempre me lembro do Chris falando ao seu filho que “Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final”.

Nunca deixe que a opinião de outra pessoa o faça parar de buscar o que você quer.  Muitas pessoas nunca alcançam seus sonhos porque elas escutaram isso dos seus pais ou amigos. Vá atrás do seu sonho, independentemente do que as pessoas acham, se é alcançável ou não.

Conseguimos o que queremos após fazermos tudo o que podemos

Na parte final do filme, Chris Gardner vendeu todos os seus equipamentos médicos, mas a “Receita Federal” americana fica com todo o seu dinheiro para pagar os impostos atrasados. Ele faz a prova final da corretora de ações, faz o seu melhor e agora tem apenas que esperar. Sem dinheiro, sem um lugar para ir, ele apenas espera…

Então, ao final do filme, chega o momento mais fascinante. Quando ele não sabe o que está para acontecer, ele recebe a grande notícia. Consegue o emprego e todos os seus problemas terminam.

A cena no escritório onde ele conversa com os sócios é emocionante. Um dos gerentes pergunta a ele: “Chris, isso foi fácil?” e ele responde, “Não senhor, não foi”. Emocionado, ele desce do prédio e comemora sozinho, no meio da rua. Essa é parte da sua vida que ele chama de felicidade.

Esse filme nos ensina a continuar caminhando apesar das dificuldades. Quando você segue em busca dos seus sonhos, você enfrenta adversidades – isso é inevitável. A cada problema que aparecer, você deve perseverar. Se não está feliz onde está atualmente, mude. Ir em busca dos sonhos não é fácil, mas certamente valerá a pena!

artigo 01 - figura 02

Em breve escreverei sobre os principais concursos da área de TI, apresentando os respectivos cargos e salários, juntamente com os cursos pré-edital que já estamos preparando para vocês!

Para maiores informações sobre o coaching, você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Veja também o nosso último aulão ao vivo para TI aqui.

Grande abraço,

Flávia Soares

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostaria de saber a forma de trabalho e os valora para, concursos de Ti?
    Amilcar Michelin em 08/05/19 às 07:45
  • ja vi muitas vezes esse filme .e talvez nao tenha entendida.so agora lendo o que vc escreveu me pus a pensar.talvez deva voltar ao meu curso q abandonei .direito meu sonho.obrigado.so falta o financeiro.
    carolina olenka em 16/02/16 às 14:57
  • Flávia, Já tem uma data certa para lançamento de algum produto/serviço ?
    Alan em 16/02/16 às 12:50
  • Olá Flavia! É um prazer tê-la como coach de TI do Estratégia. É mais uma integrante que vai se integrar a esse time de campeões. É uma equipe com um celeiro de professores topes. Só uma pergunta: qual o maior desafio de uma pessoa que tem formação em uma área, mas que quer se preparar para o concurso do Banco Central na área de TI? Como se preparar?
    Roberto em 15/02/16 às 23:09