Introdução à Administração: conceitos de administração, organização e empresa. Papéis e competências do administrador. Processo administrativo: funções de planejamento, organização, direção e controle.
Teorias da Administração: principais escolas e abordagens: clássica, científica, humanística, comportamental, estruturalista, contingencial e sistêmica
Objetivos organizacionais. Planejamento. Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Ferramentas e técnicas administrativas: análise SWOT e análise de ambiente. Gestão de stakeholders: conceito e importância dos públicos estratégicos internos e externos à organização (Parte I)
Objetivos organizacionais. Planejamento. Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Ferramentas e técnicas administrativas: análise SWOT e análise de ambiente. Gestão de stakeholders: conceito e importância dos públicos estratégicos internos e externos à organização (Parte II)
Organização. Ferramentas e técnicas administrativas: organograma
Comunicação organizacional e interpessoal: fluxos e tipos de comunicação
Controle. Avaliação de desempenho institucional
Clima Organizacional. Cultura organizacional, clima e suas relações
Mapeamento de processos. Ferramentas e técnicas administrativas: fluxograma, benchmarking
Gestão de Pessoas no setor público: princípios básicos, funções do setor de pessoal (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte I)
Modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte II)
Prestação de contas (Accountability. Governabilidade e governança)
Gestão por resultados no setor público: conceito, indicadores, metas
Gestão por resultados no setor público: conceito, indicadores, metas (Empreendedorismo Governamental)
Técnicas de atendimento presencial, telefônico e digital. escuta ativa, empatia.
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