Ortografia oficial e aspectos relacionados à nova ortografia da língua portuguesa. Emprego da acentuação gráfica conforme as regras vigentes.
Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras - substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação dos pronomes átonos.
Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras - preposições e conjunções.
Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras - verbos. Correlação de tempos e modos verbais.
Estrutura morfossintática do período: relações de coordenação e subordinação entre orações e termos da oração; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.
Emprego e efeitos dos sinais de pontuação.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase.
Mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição; conectores e elementos de sequenciação textual
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia (denotação e conotação). Figuras de linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, entre outras.
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento e análise de tipos e gêneros textuais. Análise do discurso: pressupostos, subentendidos e implícitos. Intertextualidade: reconhecimento de relações entre textos. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética.
Variação linguística: níveis de linguagem (formal e informal), regionalismos, jargões, usos sociais da língua.
Redação oficial: redação de correspondências oficiais conforme o Manual de Redação da Presidência da República.