UFMG - Língua Portuguesa (Nível Superior) - 2026 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 352,00
ou 12x de R$ 29,33
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 05/04/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
162 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Nivelamento.
Disponível
Emprego dos sinais de acentuação gráfica.
Baixar
Disponível
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação pronominal.
Baixar
Disponível
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Baixar
Disponível
Classes de palavras: verbos.
Baixar
Disponível
Noções sobre processos de formação de palavras. Principais processos de formação de palavras. Afixos. Hibridismos, neologismos e estrangeirismos.
Baixar
Disponível
Morfossintaxe. Estruturação e emprego do período simples e do composto.
Baixar
Disponível
Emprego dos sinais de acentuação gráfica e de pontuação.
Baixar
Disponível
Emprego da concordância verbal e nominal.
Baixar
Disponível
Emprego da regência verbal e nominal.
Baixar
Disponível em 18/02/2026
Fatores de textualidade: coerência e aspecto formal (coesão).
Disponível em 21/02/2026
Semântica e lexicologia. Campo lexical e campo semântico. A significação das palavras. Denotação e Conotação. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Emprego de figuras de linguagem. Diferentes usos de recursos figurativos.
Disponível em 21/02/2026
Noções de texto e discurso. Compreensão e interpretação de textos. Níveis de leitura de um texto. Intertextualidade e interdiscursividade: relações entre textos. Textos verbais e não verbais. Multimodalidade. Organização do texto e gêneros textuais. Tipos e gêneros textuais. Texto literário e texto não literário. Fatores de textualidade: aspectos pragmáticos (conhecimentos partilhados, regras sociais de interação), aspectos semântico-conceituais (explícitos e implícitos).
Disponível em 21/02/2026
Usos da língua em diferentes contextos. Variantes linguísticas. Diversas modalidades de usos da língua. Língua falada e língua escrita: características, especificidades e contextos de uso.
Disponível em 21/02/2026
Vícios de linguagem.
Disponível em 21/02/2026
Processos Argumentativos. Argumentação consistente e falaciosa. Tipos de argumentos: citação, opinião, analogias, exemplificação, contrastes, temporalidade, dentre outros. Estratégias argumentativas e discurso.
Disponível em 21/02/2026
Aula extra.

Aulas demonstrativas