Classes de palavras: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação pronominal.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais. Vozes verbais
Estruturação de orações e períodos.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo da crase.
Identificar mecanismos de coesão e de coerência textuais presentes em gêneros textuais diversos. Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente).
Inferir o sentido de palavras e/ou expressões a partir do contexto. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Reconhecer a significação de palavras e expressões. Relações semânticas, lógicas e enunciativas entre palavras, expressões e frases.
Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais. Marcas argumentativas. Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto, de seus principais tópicos e de suas relações. Identificar o sentido global de um texto. Identificar fato e opinião. Identificar objetivos discursivos do texto (informar, argumentar, relatar, expor, orientar, promover humor etc.). Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Estabelecer relações de sentido entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Analisar as características linguísticas próprias de textos multissemióticos. Estratégias de argumentação e posicionamento autoral em gêneros diversos
Variedades e adequação de linguagem.