UFC (Administrador) Administração - 2025 (Pós-Edital)

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  • gerenciamento de riscos: conceito, norma ABNT ISO 31000:2018 – diretrizes e processos de gerenciamento de riscos; norma ABNT ISO 31010:2012 – ferramentas aplicadas ao gerenciamento de riscos. incentivo à inovação e ecossistemas de inovação no setor público. oportunidades no setor público. gestão ágil (princípios e frameworks como Scrum, Kanban, Design Thinking e Lean) aplicada à Administração Pública. enxugamento (downsizing), terceirização (outsourcing). percepção, personalidade, atitude e valores. diversidade e processos sociais. poder e política. Demissão. política e diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da Administração Pública Federal: Decreto nº 9.991/2019 (e suas alterações); sistema de gestão de pessoas da Administração Pública Federal: SouGov – canais, assuntos, acesso à informação.
  • Administração pública gerencial [Tópico é abordado no curso de Administração Pública]
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Certificado
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Cronograma
Vendas até: 01/03/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
197 horas
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Conteúdo do curso

Administração: conceitos e objetivos; níveis hierárquicos e competências gerenciais; processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle
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Administração: natureza e evolução do conhecimento da Administração
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Planejamento. Gestão estratégica e contemporaneidade: conceito, modelos, formulação e implementação da estratégia; Balanced Scorecard (BSC); planejamento estratégico: cenários, identidade corporativa, definição de objetivos e estratégias (Parte I)
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Planejamento. Gestão estratégica e contemporaneidade: conceito, modelos, formulação e implementação da estratégia; Balanced Scorecard (BSC); planejamento estratégico: cenários, identidade corporativa, definição de objetivos e estratégias (Parte II)
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Organização. Estrutura organizacionais: componentes e condicionantes da estrutura organizacional; departamentalização; tipos de estrutura. Divisão e organização do trabalho
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Direção. Liderança: teorias clássicas e contemporâneas, liderança situacional, liderança servidora e liderança adaptativa
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Comportamento Organizacional: processos relacionados ao indivíduo: motivação e comprometimento
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Comunicação
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Controle. Eficiência e produtividade; eficácia, competitividade e efetividade. Gestão ágil (OKR) aplicada à Administração Pública
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Cultura organizacional
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Mudança organizacional. Gestão da mudança e inovação cultural.
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Tomada de decisão
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Processos organizacionais: gestão de processos: mapeamento, análise e modelagem de processos; métodos e ferramentas de gestão: fluxograma, benchmarking; sistema Lean; Seis Sigma; gestão por processos com foco no cidadão/usuário de serviços públicos.
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Métodos e ferramentas de gestão: PMBOK (Gestão de projetos)
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Métodos e ferramentas de gestão: melhoria contínua (Kaizen); matriz GUT; 5W2H; ciclo PDCA; 5S (Gestão da qualidade)
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Processos relacionados aos grupos: equipes
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Gestão da inovação: processo; empreendedorismo, intraempreendedorismo
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Métodos e ferramentas de gestão: sistemas de informação, arranjo físico, manualização (Conceitos de Organização, Sistemas e Métodos)
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Gestão de Pessoas: gestão estratégica de pessoas, alinhamento com objetivos institucionais (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
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Avaliação de desempenho
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Gestão por competências
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Recrutamento, seleção
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Treinamento, desenvolvimento e capacitação
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Comportamento Organizacional: processos relacionados ao indivíduo: aprendizagem (Gestão do conhecimento)
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Gestão de carreiras (Análise e descrição de cargos. Carreira)
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Remuneração estratégica
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Qualidade de vida no trabalho
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Conflito
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Conflito (Negociação)
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Administração pública digital. Transformação digital na administração pública (Governo eletrônico)

Aulas demonstrativas